São Paulo recebe o 4º Festival de Cerâmica

Com o objetivo de levar ao conhecimento do grande público a diversidade de estilos e linguagens que caracterizam as cerâmicas produzidas em Cunha

  
  

Com o objetivo de levar ao conhecimento do grande público a diversidade de estilos e linguagens que caracterizam as cerâmicas produzidas em Cunha, importante pólo de arte do segmento do Brasil e da América do Sul, será realizado em São Paulo, entre 04 e 24 de setembro o pré-lançamento do 4º Festival de Cerâmica, que acontece tradicionalmente no mês de outubro nos ateliês de Cunha.

Intitulada “Arte que nasce da terra", a exposição reunirá cerca de 40 trabalhos de 19 ceramistas que contam com a parceria da Associação dos Ceramistas e da Prefeitura Municipal da Estância Climática de Cunha. A cerimônia de abertura será no dia 04 de setembro, às 11h, no Cine Cultura do Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, nº 2.073, no bairro Cerqueira César, em São Paulo. O horário de funcionamento será das 7h30 às 22h.

Após a mostra várias atividades experimentais serão oferecidas entre 1º e 15 de outubro nos ateliês de Cunha, durante o 4º Festival de Cerâmica. A cidade conta com mais de 20 estabelecimentos que encantam a todos com artigos inspirados em variadas influências, desde a indígena-ibérica das paneleiras, à oriental até a criação de objetos com design contemporâneo.

Em cada elemento é possível conferir traços da individualidade de expressão e o estilo de cada artista que resultam em esculturas, objetos decorativos e arte utilitária. Segundo a vice-presidente da Associação dos Ceramistas de Cunha, Amália Fernandez Gomez, divulgar o evento deste ano primeiramente na capital paulista foi a forma que o grupo encontrou para ter uma projeção maior do festival e iniciar a disseminação da cultura cerâmica, pouco difundida no país. “A exposição é emblemática, porque pela primeira vez todo o conjunto dos ceramistas estará sendo representado”, destaca.

De acordo com os proprietários da Pousada Barra do Bié, Ana Rosa e Ciro Calfat, que apóiam a iniciativa, a exposição tem grande significado para o município. “Os artistas que foram se instalando e ensinando os moradores nos últimos 35 anos fazem uma cerâmica artística única que passou a ser nos últimos anos o foco de visitação e, ao mesmo tempo, uma divulgação para a cidade, além da natureza exuberante que é marca registrada de Cunha”.

SERVIÇO
Evento: Exposição “Arte que nasce da terra"
Data: 04 a 24 de setembro
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, nº 2.073, bairro Cerqueira César - São Paulo
Horário de funcionamento: 7h30 às 22h

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em

Bete Manastarla

Bete Manastarla

23/08/2011 00:14:51
Simplesmente Maravilhoso!