Dia Mundial do Teatro comemora 50 anos

Em 27 de março de 1961, a capital da França, Paris, recebia o famoso Teatro das Nações, feito pelo Instituto Internacional do Teatro. A inauguração foi um marco: a data passou a ser comemorada como o Dia Mundial do Teatro

  
  
Teatro

Em 27 de março de 1961, a capital da França, Paris, recebia o famoso Teatro das Nações, feito pelo Instituto Internacional do Teatro. A inauguração foi um marco: a data passou a ser comemorada como o Dia Mundial do Teatro. Considerada como a “arte de se expressar”, a atividade artística encanta a todos por proporcionar ao público deslumbramento, emoção, risada ou choro. Tudo no mesmo espetáculo.

O primeiro gênero do teatro foi o drama, que retratava as lutas, o sofrimento do homem, interesses da nobreza dos séculos passados. Logo depois, satirizando as falsidades e mesquinharias, surgiu a comédia. Hoje a arte é segmentada e tem os mais diversos estilos: de sombras, teatro mudo, de rua, com dança, com máscaras e vários outros tipos.

Escolas de teatro também proporcionam encanto, seja pra quem quer experimentar o teatro como passatempo ou pra quem o escolheu como profissão. Em cada espetáculo há um companheirismo entre o ator, o diretor, o autor, o encenador, iluminador e mesmo a plateia. Todos eles, na frente ou atrás das cortinas, fazem parte da homenagem que o teatro recebe hoje em todo o mundo.

No Brasil, há famosos teatros em todas as regiões. Entre eles, a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), Teatro Amazonas (AM), Teatro Abril (SP), Teatro Guararapes (PE), Teatro Nacional (DF). O maior teatro brasileiro é o Teatro Guaíra (PR), com capacidade para 2.732 pessoas. Pernambuco, por sua vez, abriga o maior teatro a céu aberto do mundo, chamado Nova Jerusalém, em uma área de 10 mil m². Encanta turistas de todo o mundo pela estrutura e semelhança com a Judéia dos tempos da dominação romana.

Diversas comemorações pelo Brasil prometem animar o Dia Mundial do Teatro. Em Foz do Iguaçu (PR), haverá uma diversificada programação no Centro de Convivência do Idoso e Praça da Bíblia, toda gratuita. Na Paraíba, treze municípios receberão espetáculos de variados gêneros e de diversos estados do Brasil. Acontecerão em teatros, escolas e praças públicas.

Em Pernambuco, o Pontinho de Cultura Galpão das Artes, no município de Limoeiro, terá um carro de som circulando por oito horas pelas ruas da cidade com mensagens de parabéns às artes cênicas. Em Piracicaba (SP), haverá a inauguração de um teatro com apresentações gratuitas que se estenderão pelos próximos 24 dias. Já o Piauí terá uma verdadeira maratona de atividades gratuitas. Os espetáculos de dança, música, teatro e literatura acontecem no Theatro 4 de Setembro, Sala Torquato Neto, Casa da Cultura, Espaço Osório Jr. e no Teatro João Paulo II.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em