Eldorado (SP) sedia I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas

Quilombos do Brasil de portas abertas para o mundo

  
  

A partir de hoje (07) até o dia 10 de junho, a cidade de Eldorado, em São Paulo, (SP) recebe o I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas. O evento, que é apoiado pelo Ministério do Turismo (MTur), é organizado pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Cultura (Minc), do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Educação (MEC), além da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(SEPPIR), o Instituto Socioambiental e a Fundação Instituto de Terras (ITESP). O Sebrae (SP) e a Fundação Palmares também apóiam o encontro, que pretende oferecer um intercâmbio de ideias e experiências entre as comunidades quilombolas, tanto as que já desenvolvem atividades turísticas, como as que possuem potencial para isso. A programação é variada e contará, por exemplo, com a visita aos quilombos de Ivaporunduva e André Lopes.

O encontro discutirá alternativas para o desenvolvimento etnossustentável das comunidades quilombolas que, historicamente, estão localizadas em áreas com importantes recursos naturais. Por conta desse diferencial, esses povoados acabaram se tornando exemplos de sustentabilidade ambiental e de resgate cultural, transformando-se também em regiões com grande potencialidade turística.

O principal objetivo do evento é estimular o debate e a construção de propostas de aprimoramento do turismo sustentável, do ponto de vista da valorização e do fortalecimento da cultura quilombola e de seus produtos específicos, para divulgar, preservar e conservar o seu patrimônio.

O I Encontro Nacional de Turismo em Comunidades Quilombolas acontece no Estoril Palace Hotel, em Registro (SP).

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em