Em Recife, passeio pelas praças de Burle Marx comemora aniversário de paisagista

Circuito visita jardins da República, de Casa Forte, Farias Neves e Euclides da Cunha. O Recife é uma das capitais brasileiras com mais projetos assinados pelo paisagista paulista com fama internacional Roberto Burle Marx, que completaria

  
  

Circuito visita jardins da República, de Casa Forte, Farias Neves e Euclides da Cunha.

O Recife é uma das capitais brasileiras com mais projetos assinados pelo paisagista paulista com fama internacional Roberto Burle Marx, que completaria 98 anos no dia 4 de agosto. Para homenagear a memória do artista, que foi também desenhista, pintor, ceramista, tapeceiro e pesquisador, a Secretaria de Turismo do Recife monta uma programação especial com um circuito pelas praças de Burle Marx no dia de seu aniversário. O passeio engloba as praças da República, de Casa Forte, Farias Neves e Euclides da Cunha.

Trata-se de uma oportunidade e tanto para conhecer o traço e a sensibilidade de Burle Marx na capital multicultural pernambucana. Uma das praças mais charmosas da cidade é, sem dúvida, a da República em frente ao Palácio do Campo das Princesas. De acordo com pesquisas levantadas pela equipe de paisagismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a praça foi reformada por Burle Marx pelos idos de 1937. O artista manteve as esculturas clássicas, as palmeiras imperiais e inseriu coqueiros, cajueiros, mangabeiras e diversas espécies arbóreas.

Outra que merece ser vista e revista é a praça de Casa Forte, o primeiro jardim público da carreira de Burle Marx. No local, podem ser encontradas espécies da Mata Atlântica, da Amazônia e exóticas com um propósito educativo e ilustrativo. Conta-se que o artista se inspirou no jardim aquático do Kew Gardens, de Londres.

Os passeios pela obra de Burle Marx no Recife rendem um dia em contato com a natureza e com a obra de um dos brasileiros mais consagrados no exterior. Além das obras no Recife, foi responsável pelo parque da Pampulha, em Minas Gerais, e jardins do Ibirapuera, em São Paulo. A Secretaria de Turismo do Recife promove dia 4 de agosto um passeio pelas praças de Burle Marx com saída da Praça do Arsenal às 14h.

Fonte: Portal Fator Brasil

  
  

Publicado por em