Engenho dos Erasmos: uma visita ao passado

Incrustado em meio à Serra do Mar, o Engenho dos Erasmos, um dos primeiros do país cuja data de construção remonta a 1534, está de portas abertas para os turistas

  
  
Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

Incrustado em meio à Serra do Mar, o Engenho dos Erasmos, um dos primeiros do país cuja data de construção remonta a 1534, está de portas abertas.

Hoje vinculado à USP, tornou-se o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos. Uma visita às ruínas pode proporcionar uma viagem única ao passado, quando índios, africanos e europeus começaram a relacionar-se em terras brasileiras. Atualmente, a USP desenvolve vários programas educacionais que buscam ressaltar o contexto histórico, geográfico, arqueológico, social e ambiental em que as Ruínas estão inseridas.

Quem quiser conhecer esse centenário bem cultural de nosso Estado, situado na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente pode participar das visitas monitoradas que acontecem diariamente no local. Além do passeio pelas instalações do antigo engenho, há ainda ações educativas como jogos, dinâmicas e atividades. Também há projetos direcionados para públicos específicos, como o VouVolto e o I-PAPo (para o ensino fundamental), o Portas Abertas (nas férias, para toda a família), entre outros.

As visitas são gratuitas e realizadas mediante agendamento, nos períodos da manhã ou da tarde. O tempo de duração da visita e de aproximadamente 1h30 podem ser individuais ou para grupos de até 45 pessoas.

Local: Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
Rua Alan Ciber Pinto, 96 - Santos
Informações: (13) 3203-3901,
ruinasengenho@usp.br

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em