Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Turismo cultural > 

Estímulo aos sentidos

Roteiros turísticos do Pará são uma oportunidade para se apreciar as plantas, frutas, temperos, essências, a música e a natureza da região amazônica

12 de Janeiro de 2011.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Frutas com cheiros e sabores marcantes são típicas do Pará

Frutas com cheiros e sabores marcantes são típicas do Pará
Foto: Paratur

Aguce os sentidos e deixe as cores, sabores, cheiros e sons guiarem o passeio. O conselho serve para o turista que pretende conhecer os roteiros do Pará, considerado a porta de entrada da Amazônia. Belém, Santarém, Alter do Chão e a Ilha de Marajó se complementam em roteiros carregados de história, cultura, natureza, aventura e fé.

As plantas, frutas, temperos, essências e a música regional, como o carimbó e o sirimbó, são a marca registrada do Pará. A capital Belém, a cidade das mangueiras, é ponto de partida para quem quer se embrenhar pelo estado em três roteiros, que dão a dimensão das potencialidades e riquezas do turismo paraense.

Belém: Cultura, Fé e Natureza é o roteiro que coloca o turista em contato com a riqueza do patrimônio histórico paraense. A Basílica de Nazaré, sede do Círio mais famoso do país, o complexo do Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, com suas lojas de artesanato e restaurantes são programas imperdíveis na capital paraense.

Outra dica é o roteiro Belém dos Encantos, que começa com um passeio noturno de barco pela orla do Rio Guamá, que banha a cidade. Durante o dia, vale um city-tour pelos cartões-postais como o Museu Emílio Goeldi, Teatro da Paz, Praça da República, Museu de Artes Sacras, entre outros. Daí pode-se partir para Santarém, caminho para a Vila de Alter do Chão, com suas belas praias fluviais, o Lago Verde, e visitas à comunidade de Maguary e ao município de Belterra, de bela arquitetura.

Quem optar pelo roteiro Aventura na Amazônia Paraense pode pegar um dos barcos e balsas que ligam Belém a Soure, na Ilha do Marajó. Em quatro dias é possível conhecer as praias do Pesqueiro, que conta com barracas com serviços de bar e restaurante, e Barra Velha . E depois, seguir para Salvaterra, segundo maior cidade da ilha. Ali, as atrações são Porto dos Botes e a vila histórica de Joanes – passeios inesquecíveis pela Amazônia brasileira.

94 motivos para viajar pelo Brasil
Esses passeios pelo Pará fazem parte de um conjunto de roteiros, estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional. Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na revista Roteiros do Brasil 2010. Para acessá-la, clique aqui.

Fonte: MTur

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

janete

 postado: 13/1/2011 11:32:18editar

Meninos e meninas de todo o Brasil, estou conhecendo agora o Pará. Roteiro bom e principalmente para aprendermos a gerir em nossas cabeças que podemos fazer muito pela preservação de nossas terras. O Carimbó, em Curuçá e Marapanim. Tem tantas fontes de nascentes... aí, gamei. peixes assim, óh...fiz rotas com bike, ameiiiiiii! Sigam os roteiros e não é viagem para uma vez só. Felicidades a todos em 2011.

 

Luciene schneider

 postado: 9/2/2011 06:56:41editar

Galera, vale apena conhecer Belém do Pará!!

Açaí: uma das delícias de Belém, O cupuaçu e o bacuri também deixam qualquer um com vontade de saborear as frutas exóticas. Mesmo quem prova pela primeira vez, não esquece.

Dizem que o bacuri é a fruta preferida da Rainha Elizabeth.

Bjss Luciene Schneider.

 

Rita Miranda

 postado: 18/3/2012 17:24:15editar

A Ilha do Marajó, em especial Salvaterra e Soure é belíssima, paradisíaca.Como tenho saudade da minha infância, meninice e juventude, fases em que vivia na ilha - Salvaterra - como tenho saudades de tudo.

 

 

Veja também

Marchinhas e agito no carnaval de São Luiz do ParaitingaMinistério do Turismo restaura monumento a Estácio de Sá

 

editar    editar    editar    0 visitas    3 comentários