Exposição apresenta 26 imagens históricas sobre o futebol

As fotografias reunidas nesta mostra registram o Brasil entre os anos de 1940 e 1960 e a sempre marcante relação do país com o futebol

  
  
Fotos históricas sobre o futebol

O Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, está expondo na Galeria de Arte do Unibanco Arteplex Botafogo a mostra 'O futebol no acervo do Instituto Moreira Salles', com 26 fotos que retratam o mundo do futebol desde os anos 1940. Entre os fotógrafos selecionados pelo curador Sergio Burgi, estão Thomaz Farkas, Hildegard Rosenthal, Marcel Gautherot, Juca Martins, Alice Brill, Carlos Moskovics e José Medeiros.

As fotografias reunidas nesta mostra registram o Brasil entre os anos de 1940 e 1960 e a sempre marcante relação do país com o futebol. Os diferentes olhares desses fotógrafos, todos eles referência na fotografia brasileira do século XX, incluem imagens dos então recém-construídos estádios do Pacaembu, em São Paulo, e do Maracanã, no Rio de Janeiro, e também de times, jogadores e torcedores.

Nenhum desses fotógrafos dedicou-se exclusivamente à fotografia de esportes. Entretanto, todos produziram imagens que registram o futebol e seu entorno de maneira muito elaborada. Contribuem, assim, para uma percepção da intensa relação que o brasileiro construiu com o futebol ao longo de mais de um século de paixão, sofrimento e alegria e que, em 2014, se intensificará ainda mais, com a realização da Copa do Mundo no Brasil.

Serviço
O Futebol no acervo do Instituto Moreira Salles
De 15 de abril a julho de 2011, das 13h30 às 22h00.
Galeria do Unibanco Arteplex Botafogo
Praia de Botafogo, 316 - Botafogo
http://ims.uol.com.br
Entrada franca

Fonte: Rio Guia Oficial

  
  

Publicado por em