Exposição interativa no Museu da Língua Portuguesa revela a evolução das bibliotecas

Mostra mergulha no mundo do arquivamento de informações e no acesso ao conhecimento ao longo dos tempos

  
  
O Museu da Língua Portuguesa apresenta a exposição 'Conhecimento: custódia e acesso'

O conhecimento fica mais acessível e democrático com as novas tecnologias e a evolução do papel social das bibliotecas. É o que mostra o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, na exposição “Conhecimento: custódia e acesso”, que comemora os 30 anos de atividade da SIBiUSP, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.

A mostra discute o papel das bibliotecas na construção do conhecimento e quebra alguns estereótipos, como o do local com livros enfileirados numa estante. Em contraponto ao tradicional catálogo de fichas, a exposição terá equipamentos de última geração para consulta ao Portal de Busca Integrada de conteúdos científicos, que será lançado especialmente na ocasião.

São seis computadores com telas touch screen, que permitirão o acesso a mais de dois milhões de livros, 10 mil títulos de periódicos eletrônicos, 100 mil teses defendidas na USP, 594 mil itens de produção e 264 mil e-books.

Visitantes com deficiências de visão, fala e audição poderão recorrer a computadores preparados para leitura em braille e áudio dos textos referentes aos painéis, além da opção de acompanhar os vídeos também por legenda.

A mostra comemora os 30 anos de atividade da SIBiUSP, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

No decorrer da visita, o público identificará as mudanças fundamentais ocorridas com a tecnologia e a mudança de mentalidade sobre o acesso ao conhecimento ao longo dos tempos.

Hoje, o Sistema Integrado de Bibliotecas torna transparente a ação de mais de 800 profissionais em 44 bibliotecas localizadas nos campos da Universidade.

O espaço onde acontece a exposição também é histórico: abrigava a livraria da Imprensa Oficial do Estado. A realização é do SIBi, dirigido pela professora Sueli Mara S. P. Ferreira, com curadoria do professor Marcos Galindo e desenvolvimento expográfico da Rainmaker projetos e produções.

Serviço
"Conhecimento: custódia e acesso"

Onde: Museu da Língua Portuguesa (Estação da Luz, s/n – Portão 01, antiga sala da Livraria da Imprensa Oficial. Centro - São Paulo – SP)
Quando: de 13 de março a 30 de abril, de terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Informações: 11 3091-4195 (SIBiUSP) / 11 3326-0775 (MLP)

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em