Exposição Islã no Rio de Janeiro

Confira mostra inédita no Centro Cultural Banco do Brasil

  
  
Exposição “Islã”

Após uma longa viagem até a América do Sul, mais de 300 obras dos principais museus da Síria e do Irã se encontram em solo carioca para uma exposição batizada de “Islã. Esse encontro acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio de Janeiro, de 12 de outubro até 26 de dezembro. Durante esse período, cariocas e visitantes terão a oportunidade única para conhecer, em primeira mão, um acervo inédito em terras brasileiras. São 13 séculos de arte islâmica – do século VIII ao início do XX -, além de obras da Nigéria, do Magreb e da cultura Tuaregue, povos nômades do Saara.

O passeio é uma boa dica de programa cultural para o final de semana. Com entrada franca, é aberto para todas as idades. Quem topar essa ideia vai ver peças de ourivesaria, mobiliário, tapeçaria, vestuário, armas, armaduras, utensílios, mosaicos, cerâmicas, objetos de vidro, iluminuras, pinturas, caligrafia e instrumentos científicos. A mostra ganha um sentido especial por fazer parte das comemorações pelos 21 anos do CCBB. O clima de festa se estende até 31 de outubro, quando a casa estará aberta em horário especial – das 09h às 22h.

De todas as peças, vale dar uma atenção à Pedra Entalhada com inscrições, da Mesquita dos Omíadas, que data do século XI; o Pássaro de Cerâmica, a armadura em malha de ferro e o bracelete de ouro para antebraço, todas do século XII; a Espada damascena, o prato de cerâmica com a inscrição "Felicidade", e o castiçal de bronze, todos do século XIV; além de várias edições manuscritas do Alcorão, dos séculos, IX, XIV e XVII.

As obras são, em sua maioria, provenientes do Museu Nacional de Damasco, do Palácio Azem (Museu das Tradições Populares) e do Museu da cidade de Aleppo, na Síria. As oriundas de Teerã pertencem aos acervos do Museu Nacional do Irã, do Museu Reza Abbasi e do Museu do Tapete. As peças provenientes da Nigéria, Mali, Niger, Mauritânia, Marrocos, Líbia e Burkina Faso estão vinculadas ao Acervo BibliASPA de obras islâmicas e árabes, e Acervo Casa das Áfricas, que reúnem obras em vários países, incluindo também Síria, Líbano e Brasil.

Depois do Rio, a mostra irá seguir para os Centro Culturais Banco do Brasil de São Paulo e Brasília.

Serviço: Exposição Islã

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Exposição: 12 de outubro a 26 de dezembro
Horários: De terça a domingo, das 09h às 21h. Do dia 12 ao dia 31 de outubro, em função do período comemorativo de aniversário, o CCBB estará aberto, excepcionalmente, de terça a domingo, das 9h às 22h.
Entrada franca
Idealização: Rodolfo Athayde
Curadoria: Rodolfo Athayde e Prof.Dr. Paulo Daniel Farah
Coordenação e Produção: Arte A Produções
Mais informações: 21 3808.2020

Fonte: Rio Guia Oficial

  
  

Publicado por em