Exposição no Rio de Janeiro celebra o pensamento e a importância do movimento modernista

Em comemoração ao 90º aniversário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 6 de março a 29 de abril, a exposição “Modernismos – 90 anos de 1922”

  
  
Modernismos: 90 anos de 1922

Em comemoração ao 90º aniversário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 6 de março a 29 de abril, a exposição “Modernismos – 90 anos de 1922”, que celebra o pensamento e a importância do movimento modernista no Brasil. Com curadoria de Daniela Name e Marcus de Lontra Costa, a mostra traz obras que abordam os diversos aspectos do pensamento e da estética moderna.

Trabalhos de Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, entre outros grandes nomes enfatizam a atuação dos artistas no início do século, no Rio de Janeiro, que produziram um conjunto de obras que permitiram, à geração seguinte, romper com a academia e realizar um trabalho novo e revolucionário para a época. Além de textos a exposição apresenta telas, fotos e músicas que contam as transformações da cidade do Rio de Janeiro.

O núcleo paulista abordará a Semana de Arte Moderna e terá uma sala especial dedicada a Mário de Andrade, na qual serão expostas as famosas fotografias feitas pelo escritor, quando de sua viagem ao Norte do país, e o filme “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade. Segundo a curadora, a mostra aborda os diversos aspectos de nosso pensamento moderno. “Com esta idéia de variedade e heterogeneidade, convidamos os visitantes para um passeio por vários tempos e espaços, desde a virada do século XIX para o século XX, há um desejo de modernidade, em várias partes do Brasil, que se manifesta na Semana de Arte Moderna de São Paulo”, explica Daniela.

Serviço:
Modernismos – 90 anos de 1922
Curadoria: Daniela Name e Marcus de Lontra Costa
Local: Caixa Cultural Rio Janeiro - Galerias 2 e 3
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544-4080
Exposição: 6 de março a 29 de abril de 2012
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 21h
Classificação: Livre para todas as idades
Entrada Franca
Acesso para portadores de necessidades especiais

Fonte: Rio Guia Oficial

  
  

Publicado por em