Fé, cores e sons enfeitam a Semana Santa da Guatemala

O feriado da Semana Santa é o mais importante e festejado na Guatemala. Uma vez por ano as ruas de Antigua, um pequeno vilarejo ao norte do país, param para as procissões e festividades

  
  
As ruínas de Tikal, que guardam edificações incrivelmente preservadas, são outro destaque da região

O feriado da Semana Santa é o mais importante e festejado na Guatemala. Uma vez por ano as ruas de Antigua, um pequeno vilarejo ao norte do país, param para as procissões e festividades.

Entre o domingo de Ramos e o domingo de Páscoa é possível acompanhar as vigílias, quando as igrejas montam cenários bíblicos no altar e fazem oferendas de flores e frutas em tapetes coloridos. Mas o grande destaque do feriado fica por conta das procissões, que percorrem diferentes pontos da cidade. Milhares de pessoas caminham pelas ruas entoando cânticos e acompanhando os pesados andores, carregados nos ombros por homens e mulheres. Há ainda o cortejo animado das crianças com bandas musicais e fantasias por todos os lados.

Outra tradição imperdível são os tapetes chamados de “Alfombras”, feitos de serragem, frutas, vegetais e outros materiais. Coloridos, todos possuem desenhos diferentes, mas são destruídos pelos milhares de fiéis que caminham sobre eles. A gastronomia também exerce importante papel durante as festividades, quando moradores comercializam diversos tipos de alimentos doces e salgados em barracas nas portas das igrejas.

Uma vez em Antigua, aproveite também para desfrutar da imensa oferta de esportes e conhecimento da cultura maia que a cidade oferece. Entre as principais atividades que podem ser feitas estão expedições de bicicleta e trilhas, escaladas de vulcões, jogos de golfe, e ainda explorações do belíssimo Lago Atitlán, o mais profundo da América Central, e das ruínas de Tikal, que guardam edificações incrivelmente preservadas.

Fonte AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em