Feira Internacional de Arte de São Paulo chega à sua 5ª edição

Do total de 80 galerias participantes dessa edição, 10 são representantes de países como França, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai e Colômbia

  
  
Vasto panorama da produção artística moderna e contemporânea / Neila Carvalho

A SP Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo

chega à sua 5ª edição e reúne, de 14 a 17 de maio, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, as mais importantes galerias nacionais e internacionais.

Numa área com mais de sete mil m² - quase o dobro do espaço ocupado pela sua primeira edição, em 2005 – estarão expostas aproximadamente três mil obras, oferecendo um vasto panorama da produção artística moderna e contemporânea.

Do total de 80 galerias participantes dessa edição, 10 são representantes de países como França, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai e Colômbia, refletindo a vitalidade que a feira adquiriu além das fronteiras brasileiras, ao longo dos cinco anos de sua jovem existência.

Além da adesão de novas galerias, participantes das edições anteriores optaram este ano por ampliar seus espaços de exposição, numa clara demonstração de confiança no potencial da feira.

Segundo a diretora geral da SP Arte, Fernanda Feitosa, “o mercado brasileiro de arte está maduro e o crescimento da feira é um reflexo desse momento. Prova disso é que, mesmo diante do cenário mundial de crise, quase todos os participantes das edições anteriores não só reafirmaram sua participação como ainda aumentaram seus stands para mostrar mais obras de destaque”

Em função da grande procura por espaços, a edição 2009 da SP Arte traz uma inovação em relação aos anos anteriores. Para acomodar também as novas galerias, que apostam em jovens artistas, ainda pouco conhecidos, mas com grande potencial, a organização da feira criou o Arte Nova, um espaço no mezanino a ser ocupado por oito galerias: Polinésia, Emma Thomas, D-Concept, Mezanino e Galeria Pontes, de São Paulo, Amarelonegro, do Rio de janeiro, RHYS Mendes, de Belo Horizonte e Mariana Moura, do Recife.

“Foi a forma que encontramos de democratizar o acesso à feira, permitindo que jovens talentos dividam o espaço com nomes consagrados, inserindo-se definitivamente no mercado de arte”, afirma Feitosa.

A SP Arte cumpriu a promessa feita em 2005, quando não havia no Brasil um evento de grande porte capaz de apresentar e promover a aproximação de artistas, galeristas, colecionadores, curadores e um público mais amplo.

“Hoje estamos alinhados às grandes feiras do mundo todo, como a suiça Art Basel, a espanhola Arco e a inglesa FRIEZE e seguiremos com o objetivo de promover a arte moderna e contemporânea no Brasil, incentivando a visitação do público e ajudando na formação de uma nova geração de colecionadores de arte no país”, afirma a diretora Fernanda Feitosa.

Com a expectativa de um público 15 mil pessoas, a SP Arte conta com o patrocínio de grandes investidores em cultura no país. Seu já antigo parceiro, o Unibanco, que patrocinou todas as edições da feira, a operadora de telefonia celular Oi, que o faz desde o ano passado com um lounge multimídia e a estreante Mitsubish Motors, que expõe uma escultura em tamanho real inspirado no modelo L200 TRITON.

Serviço:

SP ARTE 2009 - FEIRA INTERNACIONAL DE ARTE DE SÃO PAULO – 5ª EDIÇÃO

14 a 17 de maio de 2009
Pavilhão da Bienal – Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Acesso pelo Portão 3

Preview para Colecionadores e profissionais
Dia 13 de maio das 14h às 18h

Abertura oficial (somente para convidados)
Dia 13 de maio das 18h às 22h

Horários:
14 e 15 de Maio (quinta e sexta-feira) - das 14h às 22h
16 e 17 de Maio (sábado e domingo) – das 12h às 20h

Fonte: Del Valle Editoria / A4 Comunicação

www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em