Férias em Minas Gerais

Para quem quer aproveitar as férias de janeiro e conhecer os encantos de Minas Gerais, opções de lazer e cultura não vão faltar. São festivais, festas populares, teatro e diversão que agradam a todos os gostos

  
  
O espetáculo A história de Tony e Clovis é uma das peças que podem ser vistas na 38ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Para quem quer aproveitar as férias de janeiro e conhecer os encantos de Minas Gerais, opções de lazer e cultura não vão faltar. São festivais, festas populares, teatro e diversão que agradam a todos os gostos. O Estado oferece várias opções para os primeiros dias do novo ano.

Belo Horizonte cultural
A tradicional e aguardada Campanha de Popularização do Teatro e da Dança promete agitar a vida cultural dos belohorizontinos até o dia 4 de março. Em sua 38ª edição, poderão ser conferidas mais de 140 peças teatrais e espetáculos dança a preços promocionais, em todos os teatros da cidade. Para programação completa, acesse www.sinparc.com.br.

E a criançada também poderá se divertir com a 18º Festival Alterosa de Teatro Infantil. Até o dia 29 de janeiro, sempre de quarta a domingo, serão apresentados espetáculos e shows que vão animar as férias dos pequenos. Mais informações, acesse www.alterosa.com.br.

O Palácio das Artes apresenta de 13 a 19 de janeiro, a Mostra Internacional Imagem dos Povos. A mostra audiovisual reúne obras e artistas de diversos lugares do mundo. Este ano, o destaque vai para a produção realizada na cidade de Belo Horizonte e sobre a cultura local. A entrada é gratuita.

O Festival Cachaça Gourmet, que acontece de 10 de janeiro a 10 de fevereiro, oferece ao público pratos tradicionais da culinária mineira preparados com cachaças produzida no Estado, oferecidas como aperitivos e coquetéis. São cerca de 20 restaurantes participantes que concorrerão aos prêmios de: “Melhor prato” definidos por voto popular e por um júri técnico, “Melhor visual” e “Melhor receita original”.

Inhotim

Inhotim é pura diversão e conhecimento
Até o dia 29 de janeiro, Inhotim preparou uma programação especial para as férias de toda a família. As atividades acontecem de terça a domingo, sempre a partir das 10h. Com o tema “Desenho e Narrativa” serão desenvolvidas atividades educativas com espaço para experimentação e registro. Para os mais aventureiros haverá Jogos e Brincadeiras Ambientais, Visita ao Viveiro Educador e uma caminhada ecológica pela Trilha dos Guigós. As oficinas de confecção de histórias em quadrinhos, flipbooks e Mini Horta Inhotim prometem envolver um público de todas as idades.

Na Estação Jardim acontecerão jogos e brincadeiras ambientais, além da oficina “Cada conto um encanto”, onde serão contadas histórias das florestas. No Espaço Ciência os participantes aprenderão curiosidades sobre a representação científica das espécies. O público também poderá conhecer mais a respeito da diversidade vegetal do Jardim Botânico através dos Circuitos temáticos "Botânica e Sustentabilidade" e "Mata Atlântica".

15ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Cinema em Tiradentes
Atração do cinema contemporâneo, a 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes, será realizada de 20 a 28 de janeiro, em Tiradentes. Nesta edição, que terá como tema “O ator em expansão”, serão apresentadas 84 atrações, entre filmes e curtas, representando 12 estados brasileiros. As exibições serão realizadas em três locais: no Centro Cultural Yves Alves, no Cine Praça e no Cine-Tenda-Bar-Show.

Também na programação estão: Mostrinha de cinemas, oficinas e seminários. Além de uma homenagem ao ator Selton Mello que comemora, em 2012, 30 anos de carreira. Na ocasião serão apresentados filmes em retrospectiva à carreira do artista.

Férias nos parques
Os parques municipais de Belo Horizonte prepararam programação especial para toda a família curtir as férias. No Parque das Mangabeiras, a programação começa no dia 14 e vai até 28 de janeiro. As opções são várias, como oficinas esportivas, rua de lazer, apresentação teatral e jogos.

O Parque Américo Renné Giannetti (Parque Municipal) terá atividades de recreação com trilhas ecológicas e brincadeiras, do dia 17 ao dia 28 de janeiro. Nos dias 20, 22 e 26, apresentações teatrais prometem animar quem passar pelo lugar. Já nos dias 28 e 29, o SESC MG realiza Rua de Lazer e, no dia 29 a criançada pode se divertir com a apresentação do grupo teatral Trupe Gaia e participar da oficina de práticas circenses.

No Parque Lagoa do Nado as atividades começam no dia 17 e vão até o dia 20 de janeiro. Serão várias atividades de recreação e educação ambiental, além de contação de histórias, oficina de práticas circenses e observação de aves. Informações sobre a programação dos outros parques no telefone: 3277-9244.

Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais

  
  

Publicado por em