Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Turismo cultural > 

Festa Junina, comidas típicas e quadrilhas são atrações na Paraíba em junho

Trinta dias de forró, comidas típicas, apresentação de quadrilhas, shows de artistas e bandas regionais e nacionais. É assim o mês de junho na Paraíba, quando os 223 municípios do Estado se mobilizam para realizar as Festas Juninas

28 de Maio de 2012.
Publicado por Equipe EcoViagem  

A Paraíba recebe milhares de turistas que vêm desfrutar das atrações juninas, especialmente do legítimo forró pé de serra

A Paraíba recebe milhares de turistas que vêm desfrutar das atrações juninas, especialmente do legítimo forró pé de serra
Foto: César di Cesário/PMCG

Trinta dias de forró, comidas típicas, apresentação de quadrilhas, shows de artistas e bandas regionais e nacionais. É assim o mês de junho na Paraíba, quando os 223 municípios do Estado se mobilizam para realizar as Festas Juninas, em comemoração a Santo Antônio, São João e São Pedro.

Nesse período, a Paraíba recebe milhares de turistas que vêm desfrutar das atrações juninas, especialmente do legítimo forró pé de serra, e da hospitalidade dos paraibanos. A culinária regional à base do milho é um atrativo à parte que agrada aos turistas.

As atrações são para todos os gostos e as maiores cidades prometem muita animação, a exemplo de Campina Grande com o seu “Maior São João do Mundo” que tem inicio no dia 1º de junho e vai até o dia 1º de julho. Mas as festividades não ficam para trás nos municípios de João Pessoa], [[Patos, Sousa, Cajazeiras, Santa Luzia, na região do Sertão; ou em Solânea e Bananeiras no brejo paraibano, que carregam também a tradição da Festa Junina.

Campina Grande – A programação do “Maior São João do Mundo”, que este ano vai homenagear o centenário do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Mas a festa entrou no rol dos melhores destinos turísticos pelo Portal Viaje Aqui da Editora Abril. O “Maior São João do Mundo” tem início no dia 1º de junho e se estenderá até o dia 1º de julho.

Os atrativos do São João de Campina Grande são shows com artistas regionais e nacionais, trios de forró, apresentação de quadrilhas juninas e grupos folclóricos, Recanto da Poesia, Cantoria de Viola, Recanto dos Santos, o forró no Parque do Povo, festa nos Distritos de Galante e São José da Mata, Expresso Forrozeiro, entre outros. Mais informações podem ser obtidas no endereço: http://www.saojoaoemcampina.com.br/

Sousa – No município de Sousa, distante 427,1 km de João Pessoa, a Prefeitura decidiu valorizar artistas do município e da região, valorizando e a cultura e arte sousense. Os festejos terão uma prévia coma realização de uma das etapas da 24ª Edição do Forró Fest, no dia 26 de maio. A programação oficial do São João de Sousa para 2012 contará com Kaceteiros do Forró, Wilson e Matias e Banda Arreio de Prata, Swingão das Cadeiras, Ramon do Acordeon, Gilson e João Bandeira, Forró da Pegada, Chico Sales e Forró Real, Zazuêta, Cobra de Cipó e Dorgival Dantas, Forró Danado de Bom, Forró da Curtição e Garota Safada, Garotos do Axé, Aleijadinho de Pombal e Três do Nordeste, Ary do Cavaco, Spido Reis e Banda e Léo Magalhães. Mais detalhes acesse: http://www.sousa.pb.gov.br.

Monteiro – Este ano, o município de Monteiro (319 km da Capital) realizará o São João 2012 com o tema “O Melhor de Todos os Tempos”. A programação deste ano começa no 1º e vai até o dia 22 de junho. O tradicional festival de quadrilhas com a participação maciça da comunidade acontece no período de 23 a 28, a apresentação dos grandes shows com a presença de Dejinha de Monteiro, Osmando Silva, Louro Santos & Vitor Santos com Forró da Malagueta e Xodó do Cariri, Garota Safada, Limão e Mel, Brasas do Forró, Luciene Melo, Magníficos, Forró + Eu, Daniel e Musical Dias.

Taperoá - Na expectativa de receber em torno de 30 mil pessoas, o “São João lá no meu Taperoá”, na cidade de Taperoá (250,8 km da Capital), está programado para acontecer do dia 21 a 24. Entre as atrações da edição de 2012 estão Os Três do Nordeste, Forrozão Karkará, Luiz Bento e Trio Aruanda, Cicinho Lima e Forró Federal, Ferro na Boneca, Bixo Bom, Gatinha Manhosa e Edson Lima.

As atrações são para todos os gostos e as maiores cidades prometem muita animação

As atrações são para todos os gostos e as maiores cidades prometem muita animação
Foto: César di Cesário/PMCG

Santa Luzia – Este ano, o São João de Santa Luzia (261 km), um dos mais tradicionais da Paraíba, vai comemorar seus 70 anos de festejos juninos. A expectativa é de que 150 mil pessoas participem dos cinco dias de festa, de 20 a 24 de junho, com cerca de 30 atrações, mais de 50 horas de forró, distribuído em três ambientes: Parque do Forró, Palhoção do Povo e Rua de Baixo. Entre as atrações estão: Espora de Ouro, Tom Oliveira, Flor da Pele, Brasas do Forró, Banda Feras, Forró Pegado, Paulo Cassiano e Banda Eclipse, Pinto do Acordeon, Rita de Cássia, Aleijadinho de Pombal, Cicinho Lima, Dorgival Dantas, Redondo e Banda Som do Norte, Capilé e Amazan.

Patos – A 299 km de João Pessoa, o município de Patos espera receber este ano cerca de 80 mil pessoas por dia, durante os 13 dias de festa. Serão mais de 50 atrações, a exemplo de Garota Safada, Forró Pegado, Gatinha Manhosa e Tom Oliveira, entre outras. A festa está orçada em R$ 2 milhões e terá início no dia 18 de junho se estendendo até o dia 30.

Fonte: Governo da Paraíba

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

fatima

 postado: 7/6/2012 12:27:53editar

Adorei a matéria que assisti na Ana Maria Braga. Um dia vou visitar esta cidade!

 

rosangela

 postado: 9/6/2012 21:46:40editar

Bom demais!

 

 

Veja também

Festa Literária Internacional de Paraty atrairá os amantes da arteEstá chegando a alegria do arraial!

 

editar    editar    editar    0 visitas    2 comentários