Festivais animam o Sertão do Pajeú, em Pernambuco

Serra Talhada vem se consolidadndo como polo roqueiro do Estado e terá programação especialmente voltada para o Rock

  
  

Num esforço para descentralizar o Festival Pernambuco Nação Cultural, que promove, entre outras festividades, o Festival de Inverno de Garanhuns, o Governo do Estado de Pernambuco levará ações culturais simultâneas aos grandes eventos para diversos municípios do Sertão do Pajeú. Durante a 53ª Festa do Estudante, que está acontecendo em Triunfo, os municípios de Carnaíba, Flores, Serra Talhada, Tabira, Tuparetama e São José do Egito também terão seus eventos.

Carnaíba sedia o Fórum Regional de Cultura, com o Encontro Cultural das Comunidades Quilombolas do Sertão do Pajeú, que acontece no dia 28 de julho, no Quilombo Eufrasino José da Silva. No mesmo município também ocorre um encontro de Bandas Filarmônicas. Na vizinha cidade de Flores, terra do Poeta Zé Dantas, a Secretaria Estadual de Educação promete agitar a cidade com a 3ª Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, no domingo, 31 de julho, pela manhã.

A terra natal de Lampião, Serra Talhada, além de promover apresentação dos tradicionais grupos de Xaxado, na quinta-feira, 28 de julho, às 19h, ainda dará lugar ao Rock com o Encontro de Bandas de Garagem, na sexta-feira, dia 29 de julho, tudo isso no pátio de eventos da Vila Ferroviária. A palestra ‘Estratégias para construção de carreira musical’ com Gilmar Bola 8, da Nação Zumbi, dia 29 de julho, 17h na sala Multimídia do Museu do Cangaço, e as Oficinas de ‘Manutenção de Guitarras, Violões e Contrabaixos’, ‘Confecção de instrumentos Afros’, ‘Patrimônio e Preservação’ e ‘Estudo contemporâneo de guitarras elétricas’ consolidam Serra Talhada como polo roqueiro do Estado.

O público tabirense vai se deleitar com a mesa de glosas do Encontro Literário com Poetas e Repentistas, às 20h na Praça Gonçalo Gomes, e o Encontro de Trios Pé de Serra e Declamadores, no Auditório da Escola Estadual Alves Cavalcanti, às 19h nos dias 28 e 29 de julho. O Balaio Cultural, com Paulo Matricó, Rodriguinho do Acordeon e outras atrações, animam o município de Tuparetama no sábado, dia 30 de julho, às 19h, no Palco da Academia da Cidade.

A terra dos poetas, São José do Egito, aproveita a fama de Capital Mundial do Repente e prepara o Quintal da Cantoria, lembrando os grandes mestres Lourival Batista , Rogaciano Leite e Cancão, na quinta-feira, 28 de julho, às 20h, no Marcelo's Bar.

Fonte: Governo de Pernambuco

  
  

Publicado por em