Festival de Forró agita Teresópolis de 18 a 20 de junho

Além da decoração temática e da excelente programação musical, o Festival vai prestigiar os artistas da cidade com apresentações de grupos locais na abertura de cada dia

  
  

A alegria e a irreverência da música e da dança regional nordestina vão tomar conta de Teresópolis. De 18 a 20 de junho, na Praça Governador Portela, ao lado da Prefeitura, acontece o Forrosópolis – Festival de Forró de Teresópolis. Shows com grupos de renome nacional e bandas locais, comidas típicas e apresentações de dança fazem parte da programação do evento.

Além da decoração temática e da excelente programação musical, o Festival vai prestigiar os artistas da cidade com apresentações de grupos locais na abertura de cada dia. Durante as apresentações musicais haverá shows de danças típicas, coreografadas pelas escolas municipais e alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O público poderá ainda se deliciar com comidas regionais que serão vendidas nas barraquinhas da praça de alimentação.

De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse. Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

  
  

Publicado por em