Festival de Marchinas agita São Luiz do Paraitinga

Às vésperas do carnaval, cidade prepara ritmos em 26ª edição do evento

  
  
Carnaval em São Luiz do Paraitinga

As mais de 1500 marchinhas do acervo de São Luiz do Paraitinga não surgiram à toa. Desde 1984, a população luizense se reúne meses antes da folia para conhecer os novos sons que darão ritmo ao carnaval no Festival de Marchinhas. O encontro, criado pelo clube da cidade, tem o objetivo de revelar novos talentos e fomentar e preservar a vertente musical mais tradicional da região.

O 26º Festival de Marchinhas acontece em fevereiro, nos dias 4, 5, 11 e 12, mas os ensaios, que acontecerão diariamente na praça da cidade, começam já no dia 24 de janeiro. Essa é uma das novidades do festival para esse ano. A ideia é criar um clima festivo mesmo antes do carnaval.

Até o momento, a prefeitura confirmou cerca de 90 músicas inscritas e a participação de compositores de todo o Brasil, em especial do Vale do Paraíba e de São Paulo. Grandes nomes da música nacional, como Suzana Salles, Chico César, Zeca Baleiro, Vanderléia, entre outros, já demonstraram seu apoio aos festivais, que hoje servem de vitrine para novos talentos.

Carnaval
Para o ano de 2011, a prefeitura de São Luiz preparou algumas mudanças para o carnaval, a fim de garantir maior segurança aos visitantes e às estruturas e construções da cidade. Isso porque em 2010 o evento foi cancelado devido às enchentes no início do ano. Segundo dados da Prefeitura, a forte chuva que se viu foi única nos 240 anos da cidade, período em que nunca houve uma inundação semelhante. Ainda assim, foram anunciadas diversas reformas e ações de prevenção, a fim de que o fato não venha a se repetir. É bom lembrar que pequenos desvios no leito do rio Paraitinga, nessa época, são comuns e não devem ser motivos de alarde.

No carnaval desse ano, o palco principal será montado fora do centro histórico e os blocos percorrerão um trajeto diferente, também evitando a concentração de foliões na parte mais antiga da cidade. Segundo dados da própria prefeitura, a quantidade de pessoas no carnaval será limitada a dez mil por dia.

Quem for viajar de carro fique atento: a prefeitura pretende implantar a “Zona Azul” em algumas regiões e não será permitida a circulação de carros no centro. Além disso, a entrada na cidade ficará limitada a horários e quantidade (2500 por dia) específicos, portanto programe-se antes de optar pelo carro.

Com relação à infraestrutura, a cidade já está pronta para receber os foliões. Variados restaurantes e pousadas permitem ao turista escolher o que melhor lhe agrada na relação de custos e conforto. Mais informações podem ser obtidas no site www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em