Festival de Teatro movimenta cidade serrana do Ceará

O Festival de Teatro Nordestino de Guaramiranga está em sua décima sexta edição e este ano vem com muitas novidades

  
  

O Sebrae no Ceará, através do Escritório Regional em Baturité, a 100 quilômetros de Fortaleza, em parceria com a Prefeitura do município, está apoiando a realização da Mostra Paralela do XVI Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), evento idealizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – Água.

O Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga realiza sua décima sexta edição, nos dias 4 a 12 de setembro, num dos municípios mais bonitos do Estado, onde a temperatura oscila entre 18 e 20 graus e a floresta ainda conserva parte da Mata Atlântica que cobria a região.

A Mostra Paralela vai descentralizar a programação do FNT e, assim dar oportunidade para que um maior número de pessoas possa usufruir do momento cultural que vai levar aos palcos da cidade um pedaço do rico panorama das artes cênicas da região do Maciço de Baturité.

A Mostra Paralela será realizada na antiga Igreja dos Padres Salesianos, construída no início do século XX e que, atualmente, abriga o Espaço Cultural da cidade e é a sede do curso de artes cênicas do município.

Os espetáculos serão apresentados de 5 a 8 de setembro, com a apresentação dos grupos ‘Magote e Degraus’, ‘Cia Mais Caras’, ‘Cia Camarim de Teatro’, ‘Imagens de Teatro’, ‘Epidemia de Bonecos’.

Este ano, o FNT traz, outra novidade: a ‘Mostra Ceará Convida’, em que um grupo de outro Estado participa do festival, abrindo espaço para discussão sobre o espetáculo apresentado.

O convidado de estréia é o Paraná, que será representado pelo espetáculo ‘Os Leões’, da Armadilha Cia. de Teatro, e pela peça ‘Árvores Abatidas ou para Luis Melo’, da Marcos Damaceno Cia. de Teatro.

Outra novidade do FNT este ano é o Fórum de Dramaturgia Nordestina. Serão cinco dias de Fórum onde, a cada dia, um texto terá leitura dramática seguida de bate-papo com debatedores convidados.

Para a estréia desta programação a curadoria do FNT buscou os seguintes textos de autores cearenses: ‘De braços cruzados’ (autor: Emanoel Nogueira; Debatedor: João Silvério Trevisan - PE), ‘O dia que vaiaram o sol na Praça do Ferreira’ (autor: Gilmar de Carvalho; debatedor: Ednardo - CE), ‘A Bailarina’ (autor: Carlos Câmara; debatedor: Lira Neto - CE), ‘Carmen’ (autor: Marcos Barbosa) e ‘68.com.br’ (autor: Ricardo Guilherme; debatedor: senador Inácio Arruda - CE).

Serviço:
Sebrae no Ceará – (85) 3255-6600

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em