Gramado recebe Nativitaten, ópera ao redor de lago que encantou a cidade

A música erudita se mistura à popular em meio a coreografias de artistas e sob um céu tingido por luzes coloridas e fotos de artifício no Navitaten

  
  

A música erudita se mistura à popular em meio a coreografias de artistas e sob um céu tingido por luzes coloridas e fotos de artifício no Navitaten, a ópera ao ar livre do Natal Luz de Gramado, cidade da Serra do Rio Grande do Sul.

A apresentação é realizada no Lago Joaquina Rita Bier, e neste ano apresenta novidades como a diversidade de estilos musicais, a presença de acrobatas e as balsas com artistas se apresentando sobre a água.

A ideia, de acordo com o diretor Dilmar Messias, é inovar sem prejudicar a relação do evento com o Natal Luz e com a comunidade da pequena cidade gaúcha.

"Trabalhamos para dosar, não mexer muito. Uma apresentação como esta abre um leque muito grande, mas tentamos conservar o aspecto lírico", disse o diretor.

Na chegada dos artistas é possível perceber algumas inovações: uma soprano interpreta as Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos, sobre uma das cinco balsas que percorrem a superfície do lago. Um coral posicionado na margem dá apoio.

Todas as balsas têm acrobatas, que se movimentam repetidamente atraindo atenções para todos os lados.

O clima de diversidade se completa com a integração entre acrobatas profissionais e membros da comunidade de Gramado, que passam por um treinamento de quatro meses antes de entrar em cena e encantar turistas e moradores locais.

"A participação da comunidade é importante, pois temos pessoas talentosas. E no ano que vem ela será ainda mais intensa, pois faremos audiências nas escolas", disse a secretária municipal do Turismo, Rosa Helena Volk, que prestigiou a ópera.

Serviço
Nativitaten
Local: Lago Joaquina Rita Bier, em Gramado (RS)
Horário: 21h30
Valor: de R$ 55 a R$ 230, conforme a localização e a data escolhida
Datas: o evento será apresentado em mais 14 noites até o dia 12 de janeiro de 2013.

Fonte: Viagem Brasil

  
  

Publicado por em