História e arroz de cuxá

Caravana Brasil Nacional leva dez agentes de viagem e dois operadores de turismo a São Luís e Barreirinhas, no Maranhão

  
  
Lençois Maranhenses (MA). Caravana Brasil Nacional leva agentes de viagem e operadores de turismo a São Luís e Barreirinhas, no Maranhão

A história traduzida nos sobrados revestidos com azulejos portugueses; as lagoas de águas cristalinas que surgem meio às dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; a culinária expressa no arroz de cuxá, na peixada ao leite de coco e na caldeirada de camarão e peixe. Difícil resistir. É de dar água na boca! São atrativos turísticos do estado do Maranhão, próximo destino da Caravana Brasil Nacional. Entre 7 e 11 de agosto, dez agentes de viagem e dois operadores de turismo visitarão as cidades maranhenses de São Luís e Barreirinhas, para conhecer os atrativos turísticos da cidade.

O objetivo da caravana, um projeto do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), é levar profissionais do turismo para conhecer destinos novos ou já comercializados e incentivá-los a comercializarem novos produtos turísticos no mercado nacional ou contribuírem para a consolidação dos já conhecidos.

Durante a caravana, os participantes visitarão o centro histórico de São Luís (MA), tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1997. A Cidade Alta – administrativa, militar e religiosa – e a Cidade Baixa – marinheira e comercial – trazem traços da tradição lusitana nas fachadas cobertas por azulejos.

Os profissionais terão, ainda, a oportunidade de vivenciar manifestações culturais e deliciar-se com a cozinha maranhense de sabores exóticos, inspirados nos temperos da cultura européia, indígena e africana.

Já em Barreirinhas (MA), portão de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a atração será o passeio de jipe até Lagoa Bonita e Lagoa Azul e de barco pelo Rio Preguiças.

Caravana Brasil Nacional

O projeto realizou, em 2008 e 2009, 12 viagens técnicas com agentes de viagens e operadores de turismo e sete viagens, exclusivamente, com operadores de turismo, além de duas caravanas com agentes de viagens para eventos nacionais.

No período, 408 agentes e 93 operadores foram contemplados. O resultado: ampliação de 36,5% na divulgação de produtos e novos roteiros dos destinos visitados pelos operadores.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Carlos taparello

Carlos taparello

25/01/2012 14:41:54
Estive no Maranhão em um Congresso de Filosofia e conheci a região, fico muito agradecido a Deus por ter conhecido este pedacinho do paraíso! Um abraço a todo o pessoal do Maranhão e em especial aos jipeiros de Barreirinhas, cidade acolhedora.

Sandra Lima

Sandra Lima

01/03/2011 14:32:22
Caminhar nas areias de Lençóis nos faz sentir pertinho de Deus, ver o sol indo embora de mansinho é acreditar que o Paraíso existe! Vale voltar...

Jose-josebe93

Jose-josebe93

18/02/2011 14:22:54
Um belo cenário e esse é nosso com muita honra é Brasil...nosso Brasil!!