Histórica cidade renasce para cultura

Após tragédia do início do ano, São Luiz do Paraitinga se reconstrói e prepara diversas atrações para agitar a região

  
  

São Luiz do Paraitinga, que sofreu com as fortes enchentes do começo do ano, já se recuperou e após 10 meses renasce para a cultura. Com diversos eventos planejados, a cidade é uma opção para quem gosta de história e busca muita diversão em meio a casarões seculares.

Detentora do maior patrimônio arquitetônico colonial do Estado de São Paulo, Paraitinga teve apenas 10% de seus prédios afetados, continuando como uma boa opção para os foliões que desejam festejar em suas ruas centenárias. Com casinhas antigas de portas e janelas grandes e coloridas, a região foi reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em março deste ano, como patrimônio nacional do Brasil e tem muito a oferecer aos turistas.

Com tudo organizado, várias atrações já estão sendo preparadas. A primeira será a Festa do Saci, entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, que tem o intuito de valorizar a cultura regional brasileira. Estão programadas apresentações musicais e de teatro, contadores de história, saciata, saciranda, passeio saciclístico e trilhas enigmáticas. Para abrir o evento, está prevista a participação da fanfarra municipal Monsenhor Ignácio Gióia.

Pouco tempo depois, outro evento está previsto para acontecer na cidade, a Festa de Santa Cecília. A celebração acontecerá no dia 20 de novembro e terá um concurso de bandas e fanfarras.

O final do ano também estará agitado. Paraitinga prepara comemorações para o natal e réveillon, que deverão estar bem iluminados. A cidade estará toda enfeitada e cheia de luzes para receber os turistas.

Da mesma forma, Paraitinga já planeja o seu maior evento, o Carnaval. Ponto forte da cidade, a folia está quase garantida para o ano que vem. A previsão é de que, assim como antes, haverá marchinhas pelas ruas da cidade e bandas tocando em diferentes pontos. Para esquentar a festa, em fevereiro, está previsto o Festival de Marchinhas, onde compositores locais e regionais se reúnem para apresentar novas canções que embalarão os foliões no Carnaval.

Com todas estas atrações e a recuperação do patrimônio histórico arquitetônico, São Luiz do Paraitinga caminha para se tornar um grande centro cultural do Estado de São Paulo.

Mais informações podem ser conferidas no site: www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em