Instituto promove cultura no Vale do Paraíba

8ª Semana Elpídio dos Santos divulga obras em memória de compositor preferido de Mazzaropi

  
  
Semana Elpídio dos Santos

Com programação voltada à preservação da memória de um dos grandes artistas brasileiros, será realizada, entre 2 e 4 de setembro, a 8ª Semana Elpídio dos Santos. O evento é organizado pela entidade, fundada em 2001 em São Luiz do Paraitinga (SP), que recebeu o nome do músico, cuja obra musical foi amplamente divulgada por todo o país em 22 filmes do cineasta Amácio Mazzaropi.

As atividades terão início no dia 2 de setembro, às 21h, com a reinauguração da sede do instituto na Casa da Vó Nira, localizada na Rua Coronel Domingues de Castro, 55, no Centro Histórico. O imóvel, construído no início do século XIX, foi um dos locais atingidos pela enchente de 2010 e reformado especialmente para se tornar um espaço aberto ao público, após a morte da proprietária, conhecida popularmente como Vó Nira.

Além de promover as obras de Elpídio, a instituição tem por objetivo divulgar obras musicais brasileiras, pesquisar músicas do Vale do Paraíba, organizar cursos e oficinas, assim como desenvolver projetos de educação complementar.

Outra missão é atuar na preservação e recuperação do patrimônio arquitetônico do município, iniciativa que se fez necessária a partir da catástrofe que acometeu a cidade em janeiro de 2010, destruindo parte dos imóveis históricos. De acordo com a presidente do IES, Maria Regina dos Santos, um dos pontos principais da cidade é a expressão cultural que fez com que São Luiz do Paraitinga fosse reconstruída tão rapidamente. “Queremos divulgar as obras da cidade e do Vale do Paraíba. Assim como Elpídio dos Santos, existem outros artistas e o instituto é um canal de divulgação que é fundamental para a cultura”, considera.

Durante a 8ª Semana Elpídio dos Santos, o público poderá apreciar, das 9h às 22h, shows, apresentações e documentários sobre a vida e carreira do músico. Suas composições foram gravadas por artistas de renome como Cascatinha e Inhana, Pena Branca e Xavantinho, Demônios da Garoa, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Almir Sater, Fafá de Belém, Suzana Salles, Zeca Baleiro, entre outros.

Conhecido como compositor de música caipira, sua obra conta com vários gêneros musicais como valsa, samba e choro. Suas músicas foram utilizadas na trilha sonora de novelas como Cabocla (Rede Globo), Rei do Gado (Rede Globo), Pantanal (TV Manchete/SBT) e Meu Pé de Laranja Lima (Band).

SERVIÇO
Evento: 8ª Semana Elpídio dos Santos
Data: 2 a 4 de setembro de 2011
Local: Casa da Vó Nira
Endereço: Rua Coronel Domingues de Castro
Horário de funcionamento: Sexta-feira, às 21h. Sábado e Domingo das 9h às 22h.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em