Instituto Ricardo Brennand: um passeio pelo tempo

Poucas pessoas têm a oportunidade de entrar em um castelo na vida, e muito menos em um castelo que abriga tantas obras de arte de tão diversas épocas como é o Instituto Ricardo Brennand

  
  
Instituto Ricardo Brennand

Poucas pessoas têm a oportunidade de entrar em um castelo na vida, e muito menos em um castelo que abriga tantas obras de arte de tão diversas épocas como é o Instituto Ricardo Brennand, na cidade de Recife, em Pernambuco. É impossível não se admirar com a suntuosidade do lugar e o visitante em muitos momentos se pega imaginando estar em outro século, um tempo em que a espada era tida como acessório indispensável aos homens mesmo em épocas de relativa paz.

Em uma visita ao Instituto Ricardo Brennand em companhia do historiador Leonardo Dantas tivemos uma verdadeira aula de História contada através dos objetos contemplados. “Quando não se estava em batalha e durante as festas na Corte, a espada era considerada uma jóia masculina. Nenhum homem importante saía de casa sem a sua, que era geralmente feita sob encomenda e possuía ricos adornos feitos em ouro ou prata e com pedras preciosas incrustadas”, explicou Leonardo Dantas.

O Instituto possui um rico acervo de armas brancas e de fogo, totalizando cerca de 5 mil itens, que ficam alojadas no Museu Castelo São João. Também faz parte da exposição permanente do lugar a mostra do pintor Frans Post, intitulada “Frans Post e o Brasil Holandês”, que mostra a maior coleção particular de Post do mundo, em que são retratadas paisagens do Brasil colonial. Outras exposições são “O julgamento de Fouquet”, em que bonecos de cera representam com figurino de época o dia em que Fouquet (Superintendente das Finanças do Reino na época de Luís XIV) foi julgado, e “Paisagens Brasileiras do século XIX” com autoria de autores diversos, na Pinacoteca. Uma atração à parte do museu é a visão estonteante da escultura "O Pensador", de Rodin.

SERVIÇO
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 13h às 17h.
Entrada: R$ 15,00 (inteira) e R$ 5,00 (estudantes, professores e idosos acima de 60 anos com documentação comprobatória). Obs.: Crianças até 7 anos não pagam entrada.
Mais informações: 2121-0352 / 0365

Fonte: Governo de Pernambuco

  
  

Publicado por em

Clara

Clara

20/04/2012 21:58:37
É lindo! Eu ja fui e é show! Estava uma coisa linda!