Intercâmbio entre cidades históricas

Fórum discute temas relevantes para o segmento nos dias 25 e 26 de novembro

  
  

Santos (SP) receberá representantes de cidades históricas, iniciativa privada e sociedade civil de todo o país para o II Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas na quinta (25) e sexta-feira (26) da próxima semana. O evento é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, por meio da Secretaria de Turismo da cidade.

No fórum, serão discutidos temas importantes para a estruturação do turismo nessas localidades, como estratégias de marketing e promoção em cidades históricas. Os participantes conhecerão também exemplos de boas práticas em destinos que são referência em turismo cultural. Um painel vai expor as experiências de programas de revitalização do patrimônio histórico e cultural, por meio da apresentação de estudo de caso de Santos.

O encontro permite a discussão de estratégias conjuntas para o setor. “O intuito é promover o intercâmbio entre as principais cidades que possuem acervo histórico e potencial turístico, qualificando o segmento no país”, explica Ricardo Moesch, diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur.

A primeira edição do fórum foi realizada em 2009, em Olinda (PE). Representantes de cerca de 40 cidades históricas do Brasil se reuniram para dialogar sobre desafios comuns, como transporte e segurança, nas principais cidades históricas e turísticas do país.

Na ocasião, foi elaborada a Carta de Olinda, com vistas a servir de base para a política do turismo dos municípios. Como resultado do fórum, foi sugerido que fossem realizados encontros técnicos em que os participantes pudessem dar continuidade aos debates iniciados em Olinda. O primeiro Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas aconteceu em Paranaguá (PR), em 2009, e o segundo aconteceu em Pirenópolis (GO), em julho de 2010.

  
  

Publicado por em