Interlatina completa 10 anos na Suíça

Festival de música latina aquece ainda mais o verão de Interlaken

  
  

Entre os dias 24 e 26 de julho, o ritmo latino tomará conta de uma das mais belas regiões da Suíça. A 10ª edição do evento Interlatina promoverá a cultura dos países latinos com uma festa bastante animada na região de Interlaken, localizada no coração dos Alpes suíços.

Durante os três dias de programação, haverá shows com bandas e DJs, apresentações e aulas de danças típicas, entre outras atividades. Trata-se de um programa especial para as férias de julho, que fará os brasileiros sentirem-se em casa.

Os turistas que estiverem lá poderão aproveitar o verão no Hemisfério Norte para realizar diversos passeios de trem pela região, oferecidos pela companhia ferroviária Jungfrau Railways. O mais famoso deles, Top of Europe, leva à estação mais alta da Europa, que fica na montanha Jungfrau, a 3.454 metros de altura. A vista incrível, com a presença da neve eterna, faz desta uma das excursões de maior sucesso no mundo.

Sobre o Interlatina

O festival surgiu em 1997, quando a associação latina Club Chicha de Jora organizou, para celebrar as culturas incas, uma pachamanca, prato típico peruano em que a carne é cozida com pedras quentes. Dois anos depois, a festa ganhou proporções maiores e tornou-se pública, com música e bailes típicos embalando os mais de 500 visitantes.

No final de julho de 2002 a festa cresceu ainda mais. Com a participação do grupo "Palisandro” e da cantora Nina Dimitri, a praça do mercado da região foi tomada por comidas e bebidas latino-americanas. Este final de semana cheio de vida e bem aceito pelo público cresceu ainda mais em 2003, quando duas mil pessoas participaram da festa. Do evento também fizeram parte a orquestra de salsa "Gonzalo Gutiérrez y Son Latino” e os grupos "Sabor y Color” e "Arco Iris”. Danças folclóricas, trajes típicos, coquetéis e bebidas da América do Sul, bem como especialidades peruanas e mexicanas, transportaram o público da Suíça para a América Latina durante dois dias.

De 2004 a 2008 o evento virou um grande festival. Ganhou três dias de duração e um público ainda maior. Cheio de animação e surpresas, o festival passou a apresentar a cultura e festa latina, acompanhadas do folclore dos diferentes países sulamericanos. Também passaram a fazer parte um mercado especial, orquestras de salsa, convidados, música com DJ ao ar livre e shows de bailes tradicionais. Inesperadas combinações de música latina e suíça ainda configuraram neste novo cenário da festa, demonstrando a união importante de culturas diferentes promovida pelo festival.

Mais informações sobre o festival estão disponíveis no site www.interlatina.ch. Para saber mais sobre a região e os passeios, acesse www.interlaken.ch. e www.jungfraubahn.ch.

Sobre Interlaken

Situada a 3 mil metros de altura, a região oferece atrações turísticas durante o ano inteiro, como cascatas de 400 metros de altura, incríveis geleiras, lagos de cor azul turquesa, além dos picos majestosos dos Alpes Suíços: Eiger, Mönch e Jungfrau. As três formações rochosas fazem parte de um impressionante conjunto de montanhas, vales e geleiras, que desde 2001 é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.

A região, famosa por ser o grande centro para a prática de esportes de aventura da Suíça, é também referência em termos de cultura, servindo de base para diversos eventos artísticos durante todo ano. Lá, o turista encontrará, ainda, o elegante cassino Kursaal. Construído em 1859, o estabelecimento destaca-se pelos modernos equipamentos, excelente serviço e pelo elegante ambiente.

Um dos atrativos da região é a intensa vida noturna. Interlaken abriga uma grande variedade de bares, pubs e danceterias, que oferecem opções para todos os gostos. No verão, o leque de opções é complementado pelos estabelecimentos ao ar livre, que proporcionam um clima ainda mais charmoso ao local.

Outro destaque fica por conta da gastronomia. A região, repleta de renomados restaurantes, oferece diversas opções de pratos locais e internacionais.

Sobre Jungfraubahnen

Proprietária das cinco linhas ferroviárias e dos dois teleféricos existentes em Interlaken, a companhia ferroviária Jungfraubahnen é responsável por conectar os diversos pontos da região.

A linha ferroviária pioneira da companhia e também a mais famosa das cinco, Jungfrau, começou a ser operada em 1912. Os trens partem de Kleine Scheidegg, passam pelos montes Eiger e Mönch e seguem até o cume do Jungfraujoch, superando uma diferença de altitude de 1.400 metros.

Em maio de 2006, foi celebrada uma parceria entre as linhas ferroviárias de Jungfrau e a estrada de ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro. Ambas são dotadas do mesmo sistema suíço de tração por cremalheira. A parceria constitui um importante intercâmbio de know how no âmbito da tecnologia de transportes e de marketing. Além disso, todos que comparem um tíquete até o Top of Europe ganham 50% de desconto no trajeto brasileiro.

Em Interlaken, os modernos meios de transporte oferecem ao turista comodidade e segurança durante os trajetos aos mais distantes pontos da região, ajudando a fazer desta uma viagem inesquecível.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em