Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Notícias > Turismo > Turismo cultural > 

Festival de Dança de Joinville chega a sua 28ª edição em 2010

Considerado o maior evento do gênero no mundo pelo Guinness Book desde 2005, recebe mais de cinco mil bailarinos.

25 de Maio de 2010.
Publicado por Vininha F. Carvalho  

Entre os dias 21 e 31 de julho de 2010, bailarinos e turistas do Brasil e do exterior têm a cidade de Joinville como destino certo. O 28° Festival de Dança de Joinville promove uma profusão de artes no Norte de Santa Catarina.

Considerado o maior evento do gênero no mundo pelo Guinness Book desde 2005, o Festival de Dança de Joinville recebe mais de cinco mil bailarinos. Ao total, mais de 220 horas de apresentações são realizadas em praças, hospitais, bairros, no Centreventos Cau Hansen e no Teatro Juarez Machado.

Joinville é o mais importante pólo industrial de Santa Catarina, berço de grandes empresas, como Cônsul (atual Whirlpool), Embraco, Fundição Tupy, Tigre, entre muitas outras. Em julho, essa massa de trabalhadores e os turistas se encantam com a arte da dança e suas ramificações.

Pelo Festival de Dança de Joinville já passaram grandes nomes da dança como Mikhail Baryshnikov, Cecília Kerche, Natalia Osipova, Andrey Bolotin, Deborah Colker, Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo, além de importantes companhias do mundo como o Balé Bolshoi, da Rússia; o grupo Mazowsze, da Polônia; o Ballet Real da Dinamarca; o Balé Nacional de Cuba; e companhias nacionais como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Há dez anos, Joinville é a sede da única Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. Localizada no complexo do Centreventos Cau Hansen (palco principal do Festival de Dança), a escola foi criada em 2000, tem mais de 230 alunos e já conta com sua própria companhia, a Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Festival múltiplo:

O Festival de Dança de Joinville não se trata somente de um evento competitivo ou de uma mostra. São 13 eventos que incluem desde a Mostra Competitiva até o Encontro das Ruas, sua vertente hip hop. Os bailarinos de 10 a 12 anos tem seu espaço no Meia Ponta. Espetáculos contemporâneos formam a Mostra Contemporânea de Dança. Os Palcos Abertos levam a arte para diversos locais por toda a cidade.

Além disso, o festival contempla uma faceta acadêmica com duas mil vagas para cursos, oficinas, workshops e seminários. Na Feira da Sapatilha, o visitante pode adquirir produtos relacionados à dança, desde roupas e sapatos específicos a canecas e lembranças. O Festival de Dança de Joinville abrange ainda a Rua da Dança, Dança Comunidade, Visitando os Bastidores, Passarela da Dança, Noite de Abertura, Noite de Gala, Noite dos Campeões e muito mais.

Proximidade com importantes cidades:

Em julho, o inverno de Joinville não é rigoroso, o que garante comodidade a seus visitantes. A cidade fica a 120 quilômetros de Curitiba, a capital paranaense, e 180 quilômetros de Florianópolis, a sede administrativa de Santa Catarina. Nesse raio, é possível visitar destinos como Balneário Camboriú, Blumenau, São Francisco do Sul, Penha, que abriga o Parque Beto Carrero World, e demais cidades de colonização alemã.

Atrações turísticas:

Além do Festival de Dança em si, Joinville tem a oferecer a tradicional culinária alemã, com pratos como o apfelstrudel (torta de maçã), a torta alemã, o marreco recheado e frutos do mar. Para beber, a dica é aproveitar para experimentar os chopes da região. A cidade proporciona também um roteiro de museus e a sede da Escola do Teatro Bolshoi.

Para quem gosta de se divertir à noite, as casas noturnas e bares de Joinville lotam durante todo o Festival de Dança. Já quem curte o meio campestre, pode aproveitar o passeio pela Estrada Bonita, um recanto de turismo rural a 23 quilômetros do centro, onde pequenas propriedades vendem produtos de fabricação caseira. Estes passeios podem ser agendados nos próprios hotéis e agências de viagem da cidade, saindo pela manhã e voltando no fim da tarde, ainda a tempo de assistir mais uma noite do Festival de Dança.

Principais atrações:

Noites especiais de Abertura, de Gala e dos Campeões

Mostra Contemporânea de Dança

Mostra Competitiva – balé clássico, clássico de repertório, dança contemporânea, danças populares, jazz, sapateado e dança de rua

Meia Ponta – apresentações infantis

Feira da Sapatilha

Palcos Abertos – apresentações gratuitas em centros comerciais, praças e na Feira da Sapatilha

Cursos e oficinas

Seminários de Dança

Encontro das Ruas

Passarela da Dança

Dança Comunidade

Rua da Dança

Visitando os Bastidores

Como chegar:

De avião - a cidade conta com um aeroporto, atendido regularmente por companhias aéreas nacionais.

De carro - pela BR-101, vindo de Curitiba (Norte) ou Florianópolis (Sul).

De ônibus - a partir das principais capitais, a maioria das companhias de ônibus têm passagens para Joinville.

Serviço:

O que: 28º Festival de Dança de Joinville
Onde: Joinville (SC)

Quando: de 21 a 31 de julho de 2010

Ingressos à venda a partir 1º de julho pelo site do festival ou diretamente na bilheteria do Centreventos Cau Hansen – Joinville (SC)

Informações: (47) 3423-1010 (Instituto Festival de Dança de Joinville)

Fonte: Sandra Moser / Diogo Maçaneiro

Visite: www.revistaecotour.com.br

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

O Festival de Cinema de Gramado receberá inscrições de filmes até o próximo dia 1º de junhoUm São João diferente

 

editar    editar    editar    841 visitas    0 comentários