Livros, música e cultura: todos juntos na 4ª Festa Literária de Pirenópolis

A cidade goiana sediará a quarta edição da Flipiri, que tem o objetivo estimular a leitura entre as crianças da rede pública de ensino

  
  

Você gosta de literatura e música? Para quem é fã, já pode anotar na agenda uma programação para curtir entre os dias 2 a 6 de maio. Na 4ª edição da Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis (GO), o visitante poderá acompanhar cursos, oficinas, saraus, apresentações musicais e a presença de escritores de todo o país.

Os pontos culturais da cidade, o Cine Pirineus, a Praça da Leitura, o Theatro de Pyrenópolis Sebastião Pompeu de Pina, o Centro de Artes e Música e as escolas públicas são os lugares escolhidos para a festa. Eles receberão encontros com bate-papos, histórias, falação de poesias, shows e concertos musicais, tudo para integrá-los com o espírito cultural.

As escolas serão visitadas por escritores nos dias 2, 3 e 4 de maio. Para que os encontros sejam aproveitados da melhor forma possível, os alunos vão receber livros dos escritores para que conheçam as obras de cada um. A expectativa é de que a Flipiri contemple mais de 6 mil alunos.

O objetivo do evento também é o de promover o conhecimento da língua portuguesa e o aprendizado da gramática. Na primeira edição, em 2009, a Flipiri chegou a quatro municípios e ao Centro Histórico. Nela, autores de Brasília e Goiás estiveram presentes. Nesta 4ª edição a festa ampliará seu alcance incluindo mais dois municípios, Corumbá de Goiás e Cocalzinho. Autores de São Paulo e do Rio Grande do Sul também foram convidados.

A festa deste ano vai homenagear o cronista, historiador, ensaísta e poeta goiano José Mendonça Teles e o escritor pirenopolino Isócrates de Oliveira (1922-1999). No dia 5 de maio, outra presença que abrilhantará o evento será a do escritor Luis Fernando Veríssimo. Ele participará de bate-papos e uma sessão de autógrafos. Junto com ele, o público verá o show da banda Jazz6.

A 4ª Flipiri é uma realização da Prefeitura de Pirenópolis, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em