Ministério do Turismo restaura monumento a Estácio de Sá

Obra dedicada ao fundador do Rio de Janeiro foi recuperada em parceria com a Secretaria Especial de Turismo da capital fluminense e se consolida como atração da cidade

  
  
Monumento em homenagem a Estácio de Sá

O verão carioca tem um atrativo novo, neste ano: um centro de visitantes novinho em folha, instalado sob o Monumento Estácio de Sá – obra que foi inaugurada na década de 70 do século passado, a partir do projeto de Lúcio Costa e é uma homenagem ao fundador da cidade. Localizado no Flamengo, com iluminação e segurança 24 horas, o monumento foi revitalizado e tem atraído um grande movimento de turistas e cariocas, o que consolida mais um novo atrativo no corredor turístico da cidade.

O Monumento Estácio de Sá está assentado sobre uma plataforma, à qual se tem acesso por uma rampa e tem como ponto principal uma pirâmide de pedra em forma de obelisco. Dele, tem-se uma linda vista para a Baía da Guanabara com o Pão de Açúcar ao fundo. Restaurado em 2010, graças a uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro, foi entregue à população em novembro.

O Centro de Visitantes, instalado no subsolo do monumento, conta com computadores que serão usados para pesquisa e totens multimídias. Por meio deles, os interessados podem conhecer a história do Rio de Janeiro, através de um conteúdo audiovisual. O local tem ainda um espaço para exposições de arte, fotografias, esculturas, pinturas, encenações e apresentações musicais, um auditório com capacidade para 37 pessoas com projetor, telão e televisores com definição em LCD – podendo ser utilizado para sessões de cinema, palestras, workshops, entre outras atividades.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em

Janete

Janete

14/01/2011 02:15:42
Os monumentos construídos em nossas cidades devem sempre serem respeitados, restaurados eampliados. A cada uma de nossas cidades (com suas características próprias) como memória da história cultural, além da histórica. Quando a gente interage com a população, visitantes, educamos e fortalecemos os vínculos e nos enriquecemos.