Museu das Reduções é opção de turismo pedagógico

Instituição conta com uma das modalidades mais recentes de turismo no Brasil

  
  
Palácio Goiás Velho

Quem pretende visitar a tricentenária Ouro Preto, uma das cidades históricas mais importantes do Brasil, tem agora a possibilidade de explorar uma das modalidades mais importantes de turismo no país: o pedagógico. É que o Museu das Reduções, situado no distrito de Amarantina, possui em seu acervo: um rico conteúdo de estudo, que pode ser utilizado como instrumento de educação.

Se o objetivo é estudar história, matemática, geografia e ciências ou conhecer as 29 réplicas reduzidas de monumentos brasileiros, vale muito a pena conhecer o Museu das Reduções. Para aprender história, os visitantes conhecem réplicas perfeitas dos edifícios de cada período, desde os rebuscados e complexos prédios do período barroco até os modernos e futuristas projetos da capital federal. Na matemática é possível aprender noções de escala, razão e proporção, além das formas geométricas. Já na geografia, os turistas conhecem um pouco mais sobre as regiões do país: as reduções contam a história de 15 estados diferentes. Na área de ciências é possível aprender sobre energia hidrelétrica, já que o Museu possui uma redução da Usina de Marmelos Zero, situada em Juiz de Fora (MG).

Tudo isso é possível com a aplicação dos modernos conceitos de inter e de multidisciplinaridade, disciplinas da mesma área de conhecimento ou de áreas diferentes que podem ser aprendidas em um único local. Por isso, desde o mês de agosto, o Museu das Reduções vem explorando essa sua capacidade pedagógica por meio do Projeto de Educação Patrimonial e Inclusão Digital, patrocinado pela Microcity Computadores e Sistemas Ltda., destinado aos alunos do 5º ano de escolas públicas das cidades de Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Nova Lima.

Os grupos, visitantes e ou/escolas que querem explorar esse tipo de turismo devem entrar em contato com o Museu das Reduções, que está estruturado com amplo estacionamento, inclusive para ônibus, lanchonete e lojinha de souvenirs. Também possui quatro salas de aulas equipadas com 10 computadores e uma impressora em cada sala, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.

O Museu, que tem o acesso no KM 69 da Rodovia dos Inconfidentes/BR356, está localizado no distrito de Amarantina, à Rua São Gonçalo, 131, distante apenas 25 km do centro histórico de Ouro Preto. Funciona diariamente (exceto às terças-feiras), das 9h às 17h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3553-5182 e/ou pelo e-mail museudasreducoes@gmail.com.

Fonte: Converso Comunicação

  
  

Publicado por em