Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, ganha nova roupagem tecnológica

A exposição apresenta versões atuais de instalações apresentadas no Brasil e no exterior, composta por suas diversas obras

  
  
Museu de Arte Moderna

De 06 de maio a 26 de junho o Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, será o palco da exposição do artista Roberto Cabot “Em busca do aleph”. Ocupando parte do terceiro andar do museu, a exposição apresenta pinturas, desenhos, mídia digital, esculturas, arquitetura e literatura, convergindo com a mídia digital e a internet, apresentando a busca pelo aleph, que “na literatura de Jorge Luis Borges é um instante gigantesco, um objeto onde todo o espaço-tempo converge de forma visível em um único ponto de interseção e sem superposição: a simultaneidade total de tudo”.

A exposição apresenta versões atuais de instalações apresentadas no Brasil e no exterior, composta por suas diversas obras. Para Roberto Cabot “a presença do espectador é parte das apresentações”. Em “Estudo do aleph”, uma câmera capta e projeta em uma tela movimentos sucessivos dos espectadores. As imagens captadas comporão um banco de dados que estará disponível nos sites do MAM (www.mamrio.com.br) e no site da exposição (www.embuscadoaleph.org).

“O visitante pode assim recuperar sua imagem na web, ou observar o que ocorre na exposição de qualquer lugar do mundo, em tempo real. A obra se expande para além do espaço expositivo, para o mundo, através da Internet”, explica o artista. “A mostra rompe com os limites de seu próprio espaço físico e se dissemina nos sistemas multiplicadores, operando como uma rede de ‘espelhos’ implícita e infinita, que costura perspectivas, paisagens e pontos de vistas, aparentemente longínquos e desconexos. Ao fim do seu percurso pelo espaço expositivo, o visitante virou parte da obra”.

Serviço
Exposição “Roberto Cabot - Em busca do aleph”
MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo
06 de maio a 26 de junho de 2011
Terça a sexta, das 12h às 18h
Sábado, domingo e feriado, das 12h às 19h
Ingresso: R$8,00

Fonte: Rio Guia Oficial

  
  

Publicado por em