Museu do Oratório e Museu das Reduções participam da programação do Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana

O Museu do Oratório possui uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens do século XVII ao XIX. Já o Museu das Reduções, que completa 25 anos de fundação em 2011, preserva cinco séculos da arquitetura

  
  

O Festival de Inverno – Fórum das Artes 2011 agita as cidades de Ouro Preto e Mariana entre os dias 8 e 24 de julho. O evento homenageia a história e a cultura de Ouro Preto e demais Vilas tricentárias e traz uma novidade em 2011: o Circuito Festival Museus, que conta com a participação do Museu do Oratório e do Museu das Reduções. Os turistas e os moradores podem aproveitar o clima do Festival de Inverno para conhecer essas duas instituições, que preservam acervos únicos em todo o mundo.

O Museu do Oratório possui uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens do século XVII ao XIX. É possível conhecer diversos tipos de oratórios, como o menor oratório do mundo, que era usado como um pingente de ouro por uma “senhorinha”. Os ingressos são vendidos a R$4,00. Estudades e maiores de 60 anos que apresentarem o documento de identidade pagam meia entrada. Para mais informações ou para marcar uma visita orientada entre em contato pelo telefone (31) 3551-5369, pelo e-mail info@museudooratorio.org.br ou visite o site da instituição www.museudooratorio.org.br ou a sala virtual www.eravirtual.org.

Já o Museu das Reduções, que completa 25 anos de fundação em 2011, preserva cinco séculos da arquitetura e da arte usadas na construção dos mais belos e importantes monumentos do Brasil. São 29 réplicas reduzidas de monumentos brasileiros, como a redução da Igreja de São Francisco de Assis, de Belo Horizonte, Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro, dentre outros monumentos espalhados por 15 estados diferentes do País. Além de conhecer as réplicas reduzidas, o visitante também pode apreciar a exposição Monumentos Históricos e Fazendários, da artista plástica Simone Ribeiro. A mostra traz sete painéis em acrílico, modelado e espatulado sobre tela, que serviram de abertura dos capítulos do livro Monumentos Históricos Fazendários, de Eugênio Ferraz.

O Museu está localizado no distrito de Amarantina, com acesso no KM 69 da Rodovia dos Inconfidentes/BR356, à Rua São Gonçalo, 131. Os ingressos são vendidos a R$8,00. Estudantes, idosos e grupos acima de 20 pessoas pagam meia-entrada. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3553-5182 e/ou pelo e-mail museudasreducoes@gmail.com. O Museu é patrocinado pela Microcity Computadores e Sistemas.

Circuito Festival Museus
O objetivo do Circuito Festival é divulgar o percurso dos 16 museus da região, com uma programção de visitas orientadas, integrando as atividades educativas desenvolvidas pelos Museus com a programação do Festival de Inverno. Esse evento acontece em parceria com o Sistema de Museus de Ouro Preto e o curso de Museologia da UFOP.

Fonte: Converso Comunicação

  
  

Publicado por em