Notícias > Turismo > Turismo cultural > 

Museu em Portugal retrata Porto Seguro e o Descobrimento do Brasil

O museu é composto de 16 salas que retratam a história dos descobrimentos.

30 de Abril de 2009.
Publicado por Equipe EcoViagem  

O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, o presidente da Câmara, Carlito Martins, e o secretário de Turismo, Paulo César Magalhães, participaram da cerimônia de inauguração do Museu dos Descobrimentos, na cidade de Belmonte, em Portugal, no dia 26 de abril.

O museu é composto de 16 salas que retratam a história dos descobrimentos. Um dos espaços é dedicado ao Brasil e a Porto Seguro mostrando o encontro dos povos, a música, a língua e a biodiversidade. O espaço, inclusive, é climatizado, com temperatura que demonstra o clima tropical brasileiro.

Para os administradores de Porto Seguro, a participação na solenidade teve importância ímpar, já que mostra um pouco da nossa história e cultura. “Também foi uma boa oportunidade para fazermos contatos e estreitarmos os laços entre Brasil e Portugal”, disse o prefeito Abade.

Estiveram presentes à solenidade, membros do governo português, como o Embaixador do Brasil em Portugal, Celso Marcos Vieira de Souza, e diversas autoridades luso-brasileiras, que assistiram a abertura oficial do museu, instalado no Solar dos Cabrais, a segunda residência da família de Pedro Álvares Cabral, construído no século XVIII depois da destruição do Paço do Castelo de Belmonte por um incêndio.

O ministro da cultura de Portugal, José António Pinto Ribeiro, considerou, durante a inauguração, que "a língua foi o que de mais extraordinário deixaram os navegadores". A língua, afirmou, "é mais forte que o sangue".

Com recursos e modernas técnicas de exposição, o museu mostra aos visitantes a viagem que, partindo de Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral, chegou ao Brasil, marcando o nascimento da nação brasileira. Além disso, apresenta os contatos entre os povos, a história e as relações luso-brasileiras, desde o primeiro contato até os dias atuais.

A Rede Record de Televisão, por meio de seu correspondente em Portugal, Mauro Tagliaferri, registrou o acontecimento que tem para ambos países - Portugal e Brasil - a representação dos laços na história das duas nações irmãs.

O prefeito de Belmonte, Amândio Melo, inseriu o acontecimento no calendário de festas do município, marcando o aniversário de 509 anos da celebração da 1ª Missa no Brasil.

Fonte: Secretaria de Turismo de Porto Seguro

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Turista cultural destaca hospitalidade, dança e música brasileiraSão Raimundo Nonato / PI terá museu virtual

 

editar    editar    editar    1.030 visitas    0 comentários