Museu Pelé abre as portas em 15 de junho com as presenças do Rei, de Dilma Roussef e Geraldo Alckmin

O primeiro museu dedicado exclusivamente ao Pelé custou R$ 50 milhões e espera receber cerca de 1,5 milhão de turistas por ano. Ao todo, o local contará com mais de 2,5 mil peças do acervo pessoal do Rei

  
  
Localizado no bairro do Valongo, na região central de Santos, o prédio estava em reformas desde 2010 para receber o museu

O Museu Pelé já tem data marcada para ser inaugurado. Em 15 de junho, o famoso Museu será entregue a população com a presença confirmada do Rei do Futebol e da Presidente da República, Dilma Roussef. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também estará no evento. O novo equipamento ficará na cidade de Santos, no litoral paulista e espera receber 600 mil turistas apenas em 2014. A expectativa é que por ano, o Museu seja visitado por cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Construído num Casarão do século XIX, o museu será aberto inicialmente apenas para convidados e só depois passará a atender aos turistas. Localizado no bairro do Valongo, na região central de Santos, o prédio estava em reformas desde 2010 para receber o museu. Com R$ 50 milhões investidos da iniciativa privada e pública, o local abrigará o primeiro Museu destinado exclusivamente ao Rei do Futebol.

O local contará com a mostra temporária 'Quatro Copas e um Rei' que possuirá itens históricos da coleção de Pelé, como a camisa que ele usou na Copa de 1958 (Suécia) e uma réplica da Taça Jules Rimet que foi dada a ele pela FIFA. Entre outras dezenas de objetos também estará a caixa de engraxate que ele utilizava em Bauru quando criança, além de uma moeda de 400 réis que recebeu como pagamento por um dos trabalhos. O prédio também possuirá uma projeção multimídia interativa sobre a final Copa do Mundo de 1970, no México. Ao todo, mais de 2,5 mil peças do acervo do Rei que serão expostas. O Museu ficará no Largo Marques de Monte Alegre, s/nº, no Centro Histórico.

A expectativa é que por ano, o Museu seja visitado por cerca de 1,5 milhão de pessoas

Casarão do Valongo

Construído em 1860, o Casarão do Valongo já abrigou a Prefeitura e a Câmara de Santos, mas em 1985 e 1992, dois incêndios destruíram o local. Abandonados até o início da reforma para receber o Museu, os prédios foram tombados em 1983 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Com 1,4 mil m², o Museu terá três andares e será composto por dois prédios.

Santos
Localizada no litoral do Estado, a cidade fica a 77 km de São Paulo. Com 433 mil habitantes, Santos figura entre as cidades com melhor qualidade de vida do país. Famosa por ser a casa do time do Santos FC, o município também se orgulha por estar no Guinness Book com o maior jardim de orla de praia do mundo que possui 7 quilômetros de extensão.

Mapa
.


Exibir mapa ampliado

Equipe EcoViagem

  
  

Publicado por em