O charme da famosa Tiradentes

Com cerca de 5 mil habitantes, Tiradentes recebe muitos turistas durante todo o ano. Diversão e arte são coisas que não faltam. A cidade é conhecida pelos famosos Festivais de Cinema e Gastronomia que acontecem uma vez por ano

  
  
Rua em Tiradentes

Um dos locais que fazem parte do roteiro da Estrada Real com a cara e a tranquilidade das cidades do interior. Ruas de pedras e paredes cheias de histórias das Minas Gerais contam um pouco do que é estar num dos polos turísticos mais conhecidos do Brasil: a cidade de Tiradentes.

Fundada em 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da serra de São José, o arraial foi batizado de “Santo Antônio da Ponta do Morro”. Com a Proclamação da República, a cidade recebeu o atual nome para homenagear o alferes Joaquim José da Silva Xavier, representante da Inconfidência Mineira. Em 1938, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, por guardar um pouco da história de Minas em suas casas e igrejas.

Com cerca de 5 mil habitantes, Tiradentes recebe muitos turistas durante todo o ano. Diversão e arte são coisas que não faltam. A cidade é conhecida pelos famosos Festivais de Cinema e Gastronomia que acontecem uma vez por ano.

Quem passeia por lá também encontra artesanato em madeira, pedra sabão, latão e tecelagem. Além disso, os diversos bares e restaurantes servem comidas da alta gastronomia e a culinária tradicional mineira, e de sobremesa, doces mineiros como o pé-de-moleque e o doce de leite.

Além de se deliciar com a comida mineira, o turista pode conhecer as diversas cachoeiras e fazer um passeio pelas trilhas ecológicas da região. Andar pelas ruas e becos característicos da cidade e conhecer o famoso Largo das Forras, a Igreja do Rosário dos Pretos e o Chafariz de São José, são programas indispensáveis para os visitantes do local.

As locomotivas centenárias fazem o trajeto Tiradentes – São João del-Rei, cujo complexo ferroviário foi tombado pelo patrimônio histórico desde 1989

E, para completar o roteiro, há o passeio encantador na famosa “Maria Fumaça”.

As locomotivas centenárias fazem o trajeto Tiradentes – São João del-Rei, cujo complexo ferroviário foi tombado pelo patrimônio histórico desde 1989. A Ferrovia Centro-Atlântica – FCA percorre um trajeto de 12 quilômetros entre as cidades.

Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes
O Festival de Cultura e Gastronomia acontece há 13 anos e é considerado como um dos maiores eventos do setor no Brasil e faz parte do Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia. São preparados jantares de vários chefs brasileiros e de outros países, que são sucesso de público.

Informações: http://gastronomiatiradentes.wordpress.com/

Mostra de Cinema de Tiradentes
Há 14 anos, a Mostra de Cinema de Tiradentes chama atenção pela originalidade. A programação conta com filmes de todos os estilos, de vários média, 30 mil pessoas todo ano.estados do Brasil e atrai curiosos, espectadores e artistas de todo o mundo.

Informações: http://www.mostratiradentes.com.br/

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

  
  

Publicado por em

Rogério Magalhães

Rogério Magalhães

09/06/2012 09:50:37
Isso deveria ser a realidade dos municípios do Brasil. Tenho casa em Soure, um dos 16 municípios da ilha de Marajó, Estado do Pará e, em que pese a exuberante natureza e 152 anos de fundação do município que possui cerca de 21.000 hab.Tudo aqui é tratado com extremo descaso, inclusive por quem foi eleito para os papéis públicos. Brasil: Olhe pelo Marajó!