O Fashion Rio vai começar!

Além da beleza exuberante de iluminar os olhos, o Rio de Janeiro vende para o mundo a moda de primeiríssima grandeza feita pelos nossos estilistas e marcas

  
  
Fashion Rio

Além da beleza exuberante de iluminar os olhos, o Rio de Janeiro vende para o mundo a moda de primeiríssima grandeza feita pelos nossos estilistas e marcas. Juntos, o Fashion Rio (30/05 a 4/06) e o Rio-À-Porter (30/05 a 02/06) são os responsáveis por exportar as tendências de moda e por vender os produtos 100% brasileiros para compradores nacionais e internacionais. Realizados no Píer Mauá, na região que atualmente passa por uma intensa revitalização para a chegada da Olimpíada de 2016, os eventos que formam o calendário carioca de moda agregam à Cidade Maravilhosa o status de exportadora do jeito despretensioso do brasileiro se vestir.

O verão 2012 destaca o retorno das principais marcas de moda praia do país para o Fashion Rio - Blue Man, Lenny, Salinas e Triya - e a estreia das grifes Herchcovitch, 2nd Floor, e Ágatha. “As novas marcas têm um DNA jovem, um frescor que é a cara do Fashion Rio”, diz Paulo Borges, diretor-criativo do evento, sobre as grifes estreantes. Criador do São Paulo Fashion Week, Borges sabe muito bem o que diz. Sobre a Herchcovitch, vale lembrar que o estilista, um dos criadores brasileiros mais reconhecidos no mundo e que desfila sua marca homônima - Alexandre Herchcovitch - no SPFW (São Paulo Fashion Week), traz para o Fashion Rio a marca de sua linha mais jovem, com 200 itens masculinos e femininos.

As outras marcas desta edição são Acquastudio, Alessa, Andrea Marques, Auslander, British Colony, Cantão, Coca Cola Clothing, Coven, Espaço Fashion, Filhas de Gaia, Giulia Borges, Lenny, Maria Bonita Extra, Melk Z-Da, New Order, Nica Kessler, OEstudio, Patachou, R.Groove, Salinas, Têca, TNG, Totem, Triya e Walter Rodrigues. Já os novos personagens da moda carioca abrem o Fashion Rio no dia 29: serão dez marcas do projeto Rio Moda Hype.

Universo Tropical
O tema da 19ª edição do Fashion Rio destaca o Universo Tropical, no contexto da Moda, da Arte e do Design. A partir de diferentes objetos de época, como fotos, pinturas, cartas e documentos, as musas inspiram; e por isso o evento vai homenagear as mulheres que, desde os tempos da Marquesa de Santos, invadem o imaginário do brasileiro. Uma exposição no Píer Mauá vai trazer à tona antigos e novos personagens femininos que merecem ser lembrados e reconhecidos pelos brasileiros e, claro, pelos muitos turistas internacionais. Tem de tudo nesta viagem pela história do Brasil: gravura dos trópicos do pintor e gravador holandês Pieter Godfred Bertichen, saia produzida pelo paisagista paulista Burle Max, serigrafia do artista Di Cavalcanti e imagens em preto e branco de Nara Leão, Maria Bethânia e outros tantos personagens da nossa música popular. E muito mais!

Lineup Fashion Rio 2011

30 de Maio
Alessa 17h00
Acquastudio 18h00
Melk Z-Da 19h30
Patachou 21h00
2nd Floor 22h00

31 de Maio
Totem 18h00
Salinas 19h30
Espaço Fashion 21h00
Oestúdio 22h00

01 de Junho
Ágatha 17h00
Andrea Marques 18h00
R.Groove 19h30
Coven 21h00
Blue Man 22h00

02 de Junho
Filhas de Gaia 17h00
Coca Cola Clothing 18h00
Maria Bonita Extra 19h30
Têca 21h00
TNG 22h00

03 de Junho
Triya 17h00
Herchcovitch 18h00
New Order 19h30
Giulia Borges 20h30
Lenny 22h00

04 de Junho
Walter Rodrigues 17h00
Nica Kessler 18h00
Cantão 19h30
British Colony 20h30
Auslander 21h30

Rio-À-Porter: braço direito do Fashion Rio
Salão de negócios de moda e design integrado ao Fashion Rio, o Rio-À-Porter é uma grande vitrine para as marcas brasileiras. É a oportunidade para que elas mostrem seu trabalho para compradores, ampliem sua rede de contatos, iniciem novas parcerias, se inspirem e aumentem seu leque de atuação no Brasil e em outros países. O Rio-À-Porter atrai visitantes do Brasil e de diversos países e é planejado para atender as necessidades dos compradores de forma ágil, prática, eficiente e bem estruturada. O salão integra moda feminina, masculina, infantil e praia, oferecendo opções para todos os nichos - inclusive, moda sustentável, com princípios ecologicamente corretos.

Vale aqui dizer que, com Fashion Rio e Rio-À-Porter funcionando simultaneamente, o Rio de Janeiro ganha armazéns totalmente reformados, contribuindo com o próprio processo de revitalização da zona portuária e cumprindo os objetivos de convergência da moda com as necessidades do Rio de Janeiro. Ao contrário do Fashion Rio, o salão de negócios é restrito a compradores nacionais e internacionais, consultores de moda, estilistas, jornalistas, formadores de opinião, lojistas e profissionais da moda. O sucesso é tanto que 250 dos melhores compradores nacionais pré-indicados pelas marcas são convidados. Além disso, o Rio-À-Porter conta com uma media de 25 compradores internacionais.

O salão possui uma agenda própria de desfiles. Marcas selecionadas apresentam suas coleções para convidados e compradores nacionais e internacionais. A ideia dos desfiles é aproximar ainda mais as marcas dos compradores e lojistas. Os desfiles acontecem em uma área especial de experimentação, a qual reúne moda, design, gastronomia e música.

A última edição do salão registrou R$ 610 milhões em negócios gerados, com 169 expositores mostrando acessórios de moda e roupas feminina e masculina, além de praia e artigos com uso de materiais sustentáveis. Tudo em uma área de 8.150m2. As exportações cresceram 20% em relação a edição anterior, representando US$ 22 milhões. Aproximadamente 85 mil pessoas passaram pelo Píer Mauá para conferir o Fashion Rio e o Rio-À-Porter.

Ciclo de palestras Rio-À-Porter

30 de Maio - Inovação
• 11h - Inovação para o Design
• 11h30 - Lançamento do prêmio Stylesight no Rio-À-Porter

31 de Maio - Moda & Comportamento
• 10h - Macro Tendências de Comportamento e Consumo SENAI Moda & Design
• 11h - Branding e Marketing sensorial no caminho da Moda - Rádio Ibiza e Case Reserva

01 de Junho - Gestão & Varejo
• 10h - Gestão para o Varejo - Sebrae RJ
• 11h - Tendências para o Varejo WGSN + Elle

02 de Junho - Comércio eletrônico, o futuro
• 10h - Bate papo sobre moda e comércio eletrônico - ABEST convida Shauna Mei, CEO do Portal AHAlife
• 11h - Anúncio do resultado, prêmio Stylesight no Rio-À-Porter

Fonte: Rio Guia Oficial

  
  

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