Os segredos cariocas

O Rio de Janeiro encanta pelas belezas naturais e diversas opções de atividades de aventura

  
  

O carnaval carioca é um dos maiores e mais conhecidos do mundo. A época é ideal para descobrir o que faz o estado ser tão comentado mundo afora. Com praias exuberantes, parques ricos em fauna e flora e estradas em paisagens belíssimas, conhecer a natureza do Rio em plena agitação de uma das festas mais populares do mundo é viver o Brasil.

A capital, com seus mais de seis milhões de habitantes, consegue resguardar muito de sua identidade natural. O Parque Nacional da Tijuca, composto por um conjunto de florestas (Andaraí-Grajaú, Paineiras, Santa Inês, Tijuca e Gávea Carioca), conserva muito da beleza natural da cidade e oferece diversas opções de ecoturismo e turismo de aventura: trilhas para caminhadas, cachoeiras, áreas de contemplação, mirantes, locais para saltos de asa delta e rotas de ciclismo, entre outros.

Como toda metrópole, o Rio de Janeiro tem muitas opções de hospedagem e alimentação. Desde noites requintadas no Copacabana Palace até deliciosas coxinhas de boteco ao som de samba. Aventura e descanso são a mistura perfeita do lugar.

Mais ao norte, Búzios e Arraial do Cabo são dois dos destaques. Búzios é o segundo destino mais visitado do Rio de Janeiro e a famosa Rua das Pedras ainda encanta os cerca de um milhão de visitantes anuais. Em Arraial do Cabo, o mar é especialmente azul e favorece muito o mergulho e os passeios de barco.

Já Angra dos Reis, mais ao sul, é revigorante. Passeios de escuna por entre as paradisíacas ilhas da região renovam qualquer energia. Por lá, é possível alugar seu próprio barco ou lancha e montar roteiros particulares. A vida marinha do Atlântico é sedutora.

Na baía de Angra dos Reis, diversas ilhas atraem a atenção dos turistas. A maior delas, Ilha Grande, é a mais aconchegante e a que oferece mais opções para os turistas. Enormes áreas de camping e pousadas recebem visitantes de todo o Brasil. A Vila do Abraão é a parte mais povoada e, além dela, alguns lugares são imprescindíveis para quem vai: praia de Lopes Mendes, Pico do Papagaio, praia da Parnaioca, Lagoa Azul, praia do Aventureiro, praia do Caxadaço e praias do Sul e do Leste.

A ilha abriga, ainda, o Parque Estadual Ilha Grande, onde os turistas podem fazer mergulhos, percorrer trilhas, fazer cachoeirismo e rapel e observar a imensa variedade de vida selvagem. As espécies arbóreas sãos de um colorido inesquecível. Mangueiras, jatobás e jaqueiras deixam o ambiente muito agradável. Alguns animais raros também são vistos por ali, como o bugio, ouriço-cacheiro, jaguatirica e lontra.

Do outro lado da baía, próximo à divisa com São Paulo, está Parati, uma cidade aconchegante e belíssima. Por lá os visitantes podem alugar bicicletas e escolher dentre vários roteiros pela região, com cachoeiras, rios e muita área verde. No centro histórico, com ruas de paralelepípedo, os turistas se divertem entre os deliciosos restaurantes, o comércio de artesanato e os requintados hotéis.

Este destino é contemplado pelo Programa de Promoção e Comercialização Nacional da ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), que trabalha para fortalecer o segmento e reforçar o potencial do Brasil para oferta segura e responsável de atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Fonte: AD Comunicação & Marketing

  
  

Publicado por em