Pernambuco entrega obras de requalificação no Alto da Sé em Olinda

Pernambuco inaugurou a obra de requalificação do Alto da Sé, em Olinda, com a entrega do elevador panorâmico e do mirante do prédio da Caixa D’Água

  
  
Alto da Sé em Olinda

Pernambuco inaugurou a obra de requalificação do Alto da Sé, em Olinda, com a entrega do elevador panorâmico e do mirante do prédio da Caixa D’Água, cujo passeio garante ao turista a belíssima vista de 360 graus do Sítio Histórico e do Recife. Ao todo, foram investidos R$ 4.590.217,41 do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) em três obras: Largo da Sé, Caixa D´Água e Mercado de Artesanato.

A obra veio para valorizar o conjunto arquitetônico, reestruturar os espaços públicos, regulamentar as áreas de estacionamento e disciplinar o trânsito de veículos e pedestres. “A Sé é um dos lugares mais visitados de Pernambuco, onde o visitante se surpreende e se emociona. Isso acontece não somente pela linda paisagem que pode ser apreciada, mas também porque a Cidade Alta em si é um dos lugares com maior concentração de ateliês do Estado e também o segundo maior polo gastronômico pernambucano”, explicou o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, que não escondeu o entusiasmo com a entrega da obra, que vai proporcionar muito mais conforto ao visitante que for conhecer Olinda.

Possuindo 20 metros de altura, o prédio da Caixa D´Água teve o terraço recuperado e a parte interna reformada para receber ações de apoio à visitação turística. Uma passarela saindo do elevador dá acesso à cobertura do prédio, que vai servir como mirante. A Caixa D’Água continuará abastecendo a área. Primeira construção em estilo moderno com cobogós no Brasil, a estrutura do reservatório foi requalificada para permitir a instalação do elevador.

O novo piso das calçadas do Alto da Sé facilita a passagem dos pedestres. Sem falar nos visitantes com dificuldade de locomoção que também passam a ter acesso a uma passarela de travessia elevada, piso tátil, piso alerta, piso direcional e rampas que devem viabilizar o acesso. A fiação elétrica da área foi embutida. Com isso, a poluição visual foi reduzida e a aparência do ambiente ficou muito mais bonita.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO - O município de Olinda possui um vasto patrimônio histórico e é uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi uma das primeiras cidades brasileiras a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, ainda em 1982, e foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura no ano de 2005.

Fonte: Governo de Pernambuco

  
  

Publicado por em

Dulce Helena S.Rosalem

Dulce Helena S.Rosalem

14/03/2012 15:55:56
O que eu acho? maravilhoso...o governo de pernambuco está de parabéns. Muito lindo lá...agora com a reforma deve estar melhor ainda.