Pesquisa aponta melhores museus do Brasil

30% dos respondentes brasileiros afirmaram ter visitado três ou quatro museus em 2015

  
  

De acordo com a Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, 11% dos turistas internacionais que vêm ao Brasil buscam o turismo cultural.

Uma pesquisa recente com usuários do site Trip Advisor revelou os dez melhores museus brasileiros. Ocupam os três primeiros lugares o Instituto Ricardo Brennand (PE), Inhotim(MG) e o Museu da Língua Portuguesa (SP). Ricardo Brennand e Inhotim se destacaram também no ranking da América do Sul.

“O nosso país é rico em belezas naturais, mas também oferece outras formas de turismo para seus visitantes. Somos o 8º país do mundo em recursos culturais, segundo o Fórum Econômico Mundial”, afirmou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

O prêmio Traveler´s Choice ou Escolha dos Viajantes do site Trip Advisor é baseado em avaliações e opiniões dos viajantes do site em todo o mundo.

Os vencedores foram determinados a partir de um algorítimo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações sobre museus no período de 12 meses.

De acordo com pesquisa feita com usuários brasileiros, 30% dos respondentes afirmaram ter visitado três ou quatro museus em 2015 e 29% visitaram um ou dois.

Sobre os museus:

O Instituto Ricardo Brennand, criado há 13 anos, recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano. Entre suas exposições permanentes estão “Frans Post e o Brasil Holandês”, primeiro pintor da paisagem brasileira, a coleção “Paisagens Brasileiras do Século XIX”, com telas de artistas como Rugendas, Debret, além da coleção de vidros e do museu de cera.

Inhotim é um museu a céu aberto. O instituto fica em Brumadinho, a 56 km de Belo Horizonte. Com uma grande área verde, o museu tem 22 galerias onde ficam expostas obras de arte contemporâneas e ainda um jardim belíssimo com mais de quatro mil espécies botânicas.

Vale a pena passar o dia no local curtindo tanto a arte, como o belo projeto paisagístico. Aberto ao público em 2006, já recebeu dois milhões de visitantes.

Entre as instalações, esculturas, desenhos, fotos e vídeos, há trabalhos de 85 artistas (nomes como Adriana Varejão, Vik Muniz e Helio Oiticica) de 26 nacionalidades

O Museu da Língua Portuguesa, em terceiro lugar como escolha dos viajantes, fica na Estação da Luz, um prédio antigo da cidade com três andares. No primeiro, ficam as exposições temporárias; no segundo está a grande galeria onde acontecem projeções de filmes; uma linha do tempo com recursos interativos e mais três seções, tudo bem lúdico de forma que atraia a atenção do visitante. No terceiro andar, está o auditório.

Visite: www.revistaecotour.tur.br

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em