Rio Branco/AC e suas opções de lazer nas férias da garotada

Crianças e pais podem encontrar diversas atividades na cidade durante as férias escolares

  
  

Tanto para crianças como adultos, as férias são motivos de grande felicidade. Não ter que levantar cedo, descansar a vontade e se divertir animam qualquer pessoa. É também um período para viajar, ir para um lugar mais calmo como o sítio e a fazenda e ficar mais com a família. Porém, mesmo com a criançada de férias da escola, muitos pais não tiraram férias do trabalho e entreter seus filhos durante esse período se torna bastante difícil.

Mas nos últimos anos, Rio Branco ganhou inúmeros espaços culturais, parques foram revitalizados, e um leque de atividades culturais são oferecidas para divertir os jovens. Por isso, se você é um pai ou uma mãe que possui um filho de férias e procura opções para entretê-lo, esse pequeno guia organiza algumas opções para a criançada não ficar apenas parada em casa.

Brincar e ler

Crianças do bairro Chico Mendes e entorno participam de atividades desenvolvidas durante o recesso escolar

Sem dúvida, uma das maiores opções para as crianças nessas férias são as atividades que envolvem literatura e brincadeiras. A Biblioteca Pública Estadual é um dos espaços mais completo a misturar literatura e diversão. Com uma área exclusiva para crianças, a biblioteca além de possuir vários livros infanto-juvenis, também possui uma brinquedoteca e uma série de atividades fixas, realizadas junto às crianças por profissionais treinados, que incluem a "hora do conto", "hora da leitura", um filme infantil e a "leitura prazerosa". Além disso, o espaço está equipado com 10 computadores exclusivos para o uso das crianças.

Já para as crianças dos bairros Chico Mendes, São Francisco, El Dourado e Vitória, existe um espaço mais que especial para elas, a Casa de Leitura Chico Mendes. Lá as crianças irão ter acesso a contação de histórias, recreações, músicas, recital de poesias e filmes. Junto a brinquedos, como fantoches e joguinhos. Vale lembrar que a casa irá fazer aniversário no final de janeiro, e já está nos preparativos de uma grande programação que deve durar uma semana inteira.

Ninguém fica parado

Para as crianças do bairro Manoel Julião e áreas próximas, o Centro Cultural Thaumaturgo Filho é uma ótima opção cheia de atividades esportivas e culturais. Tanto de manhã, como de tarde, a criançada pode realizar a prática de capoeira, karate e jiu jitsu, tudo de graça. O centro também oferece recreação, sala de leitura, brinquedoteca, atividades teatrais e futebol, se tornando um dos locais mais completos nessas férias.

Além disso, Rio Branco possui uma série de espaços públicos bastante usados na cidade, principalmente aos fins de semana. Um dos pontos favoritos pelos pais para levar os filhos para passear, tirar fotos e se alimentar, é a Praça da Revolução, que sempre está lotada nas noites dos fins de semana. Outros locais bastante visitados e agradáveis para se passear com as crianças, principalmente no fim da tarde, são a Gameleira, o Parque da Maternidade, Parque do Tucumã, Parque Urbano Capitão Ciríaco e o Horto Floresta, que foi revitalizado recentemente e conta como espaço de lazer e prática esportiva.

Cinema infantil

Espaço Infantil da Biblioteca Pública

E se o assunto é cinema, as crianças também possuem opções bacanas para curtir um filme na tela grande. A Biblioteca Pública Estadual, além de oferecer um filme diariamente em sua área infantil, também abriga a Filmoteca Acreana, que oferece três sessões de cinema de segunda a sexta-feira. Para as crianças, estão dedicadas as sessões das 10 e 15 horas, já aos domingos, a sessão infantil acontece às 16h30, com filmes alegres, divertidos, quase sempre uma animação gráfica. O Centro Cultural Thaumatugo Filho também oferece o Cinema Infantil, toda sexta-feira, às 15 horas.

Colônia de férias

E para quem deseja que seus filhos passem a manhã inteira exercitando a imaginação fantasia e criatividade, através de trabalhos manuais, oficinas de artes, brincadeiras, jogos esportivos e recreativos, o Sesc oferece seu tradicional projeto Brincando nas Férias, que esse ano acontece de 18 a 29 de janeiro, sempre das 8 às 12 horas, com preços acessíveis. As inscrições vão até 14 de fevereiro.

As crianças farão novas amizades, receberão camiseta, lanche, passeios e uma programação recreativa que promete duas semanas de muita alegria e diversão. Incentivando a prática de atividades de lazer, o desenvolvimento de forma criativa, aprimorando o espírito de equipe, solidariedade, liderança, organização e responsabilidade entre as crianças.

E se você quiser saber mais opções de como entreter as crianças nesse período de férias, fique ligado na nossa Agenda e confira as opções de cultura e lazer todos os dias da semana.

Fonte: Governo do Acre

  
  

Publicado por em