Riotur anuncia infraestrutura para o Carnaval de Rua 2012

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro em 2012 ganhará uma estrutura ainda melhor do que a da última Folia de Momo. O projeto prevê a instalação de oito mil banheiros químicos nos trajetos dos blocos, além de 50 containeres sanitários

  
  
Carnaval de Rua do Rio de Janeiro

O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro em 2012 ganhará uma estrutura ainda melhor do que a da última Folia de Momo. A Prefeitura do Rio, através da Riotur, irá implementar mudanças que serão realizadas na organização da festa, com o objetivo de levar mais conforto a foliões e aos moradores da cidade. A empresa ganhadora do Caderno de Encargos que apresentou a melhor proposta dentro do tema “Viva um Carnaval com Harmonia” e atendeu as exigências para montagem de uma melhor infraestrutura para a realização do Carnaval 2012 foi a Dream Factory. O carnaval terá o patrocínio da Ambev, através da cerveja Antarctica, e do Banco Itaú. Entre as principais mudanças já previstas no projeto vencedor, está a colocação de grades proteção de canteiros, em bairros como Ipanema e Leblon além de outros.

“O intuito da Prefeitura, em conjunto com os patrocinadores, será realmente promover o Carnaval da harmonia. Nosso objetivo é unir a cidade. Queremos a união entre os foliões e moradores, dando a infraestrutura necessária para abrigar os blocos e atender quem mora nos bairros. Queremos conscientizar o folião de que é importante ele brincar, mas também cuidar do espaço de sua cidade. Vamos aumentar o número de banheiros químicos, mas também manter a campanha para que ninguém faça xixi nas ruas, e esperamos uma resposta positiva do folião. Harmonia será nossa palavra de ordem”, diz o Secretário Especial de Turismo e Presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O projeto do Caderno de Encargos prevê a instalação de oito mil banheiros químicos nos trajetos dos blocos, além de 50 containeres sanitários, 10 a mais do que o exigido. Serão ao todo 15 mil posições de banheiros, o que significa dois mil a mais do que no Carnaval passado, quando foram disponibilizadas 13 mil posições. De 2009 até o próximo Carnaval, será um aumento 1.566,67% no número de banheiros químicos. Em 2009, eram 900 posições; em 2010, o número aumentou para 4.200.

O projeto prevê mil diárias de controladores de tráfego e 80 diárias de UTI móvel. Tudo para atender os foliões, que estarão espalhados pela cidade. A empresa vencedora irá se encarregar da produção, desenho, confecção, instalação, montagem, locação de materiais e equipamentos, bem como manutenção e remoção dos mesmos, e de toda a infraestrutura necessária para a realização do Carnaval de Rua de 2012, de acordo com projeto e cronograma estabelecidos pela Riotur. Serão credenciados 5 mil vendedores, de acordo com orientações da Secretaria de Ordem Pública (SEOP).

O Bloco da Prefeitura estará presente nos desfiles coordenando os serviços dos órgãos públicos, entre eles: secretarias de Ordem Pública e de Saúde, Comlurb, Guarda Municipal e CET-Rio. Os percursos dos desfiles dos blocos serão fornecidos pela Riotur, após a emissão das autorizações finais. Da mesma forma, a Riotur também irá estabelecer os locais onde serão instalados os banheiros químicos e definir a distribuição dos controladores de trânsito.

Fonte: Instituto Ideia

  
  

Publicado por em