Salvador recebe mostra de Pierre Verger durante o Ano da França no Brasil

A mostra reúne cerca de cento e oitenta fotos, 30 documentos originais, 11 reproduções grande formato e um audiovisual.

  
  

Pierre Verger, ícone da fotografia francês, será homenageado durante o Ano da França no Brasil com a exposição “De um Mundo ao Outro – Pierre Verger nos anos 30”, em Salvador.

A mostra foi aberta em Salvador no Palacete das Artes Rodin Bahia no dia 15 de setembro para convidados e no dia seguinte para o público, e ficará aberta até 18 de outubro. No mesmo período, serão apresentadas na Aliança Francesa algumas fotografias de Paris feitas por Pierre Verger especialmente para a Exposição Universal de 1937.

“Pierre Verger é um ícone da fotografia e uma grande influência para artistas brasileiros. Esta exposição retrata um momento crucial em sua trajetória, quando decidiu romper com o modo de vida burguês após a morte de sua mãe e começou a fotografar. É uma exposição que não podia faltar na programação do Ano da França no Brasil”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

A exposição retrata o grande momento de transição pessoal e profissional de Verger, responsável por influenciar sua entrada definitiva no mundo da fotografia. A mostra reúne cerca de cento e oitenta fotos, 30 documentos originais, 11 reproduções grande formato e um audiovisual, que mostram como era o ambiente cultural-artístico vivido por Verger nos anos 30.

“Este é um período pouco conhecido da carreira do fotógrafo. A exposição é uma tentativa de compreender a origem do olhar de Verger relacionando-o com o contexto da época”, declara a curadora da mostra, Cláudia Possa.

“Esta época é marcada pelas descobertas de outras culturas por Verger. É um momento de ruptura, onde ele deixa de viver a vida burguesa e passa a olhar o mundo de outra forma. Por isso, escolhemos este período da vida do artista para montar uma exposição”, explica o co-curador Alex Baradel.

A exposição é produzida pela Capim Rosa Chá. É uma realização do Palacete das Artes Rodin Bahia juntamente com a Fundação Pierre Verger, CulturesFrance, Aliança Francesa de Salvador e Secretaria de Cultura da Bahia.

Serviço:

De um Mundo ao Outro – Pierre Verger nos anos 30

De 16 de setembro a 18 de outubro

Palacete das Artes Rodin Bahia

Endereço: Rua da Graça, 292 – Salvador

De terça a domingo, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Fonte: Entrelinhas Comunicação

Visite : www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em