Santos sediará aTarrafa Literária, encontro internacional de escritores

O evento é conhecido pelos debates acalorados entre os autores e o público, além de noites de autógrafos com escritores consagrados.

  
  
O festival, que está na sua 5° edição, privilegia o público não só pelo evento literário, mas por envolver adultos, jovens e crianças em um roteiro para todos os gostos e idades / Divulgação.

Conhecida por suas praias, a cidade de Santos

, interior de São Paulo, começa a ter diferentes bons motivos para ser visitada.

Recebendo anualmente turistas ávidos por uma intensa programação cultural, o local se consagra como ponto de encontro de intelectuais, estudiosos e curiosos em desbravar esse mar de opções.

A Tarrafa Literária, encontro internacional de escritores, é um bom exemplo disso. O festival, que está na sua 5° edição, privilegia o público não só pelo evento literário, mas por envolver adultos, jovens e crianças em um roteiro para todos os gostos e idades.

O evento que espera trazer para a cidade algo em torno de cinco mil pessoas, de 25 a 29 de setembro, é conhecido pelos debates acalorados entre os autores e o público, além de noites de autógrafos com escritores consagrados.

Com Hamilton de Holanda Trio na abertura, a programação contará também com os brasileiros Marcelo Rubens Paiva, Antônio Prata, Contardo Calligaris, Xico Sá, Joaquim Ferreira dos Santos e os internacionais Elizabeth Kantor, Gonçalo M. Tavares e Juan Pablo Villalobos.

“Acompanhar o festival é uma oportunidade também de conhecer o Centro Histórico de Santos revitalizado, já que o Teatro Guarany é o local que receberá os autores e escritores convidados.

Além de patrimônio histórico e cultural, o prédio é considerado atração turística por sua arquitetura original conservada”, comenta José Luiz Tahan, idealizador da Tarrafa Literária.

Outra possibilidade de entrar em contato com a história e a natureza da cidade é uma visita ao monumento Tomie Ohtake. A escultura da artista que nasceu em Kyoto há 93 anos, e veio para o Brasil em 1936, foi construída em aço, pintada de vermelho, tem 15 metros de altura, 20 metros de comprimento e 2 metros de largura.

O monumento foi inaugurado em 2008 para celebrar os 100 anos da imigração japonesa e fica na plataforma do emissário submarino, que conta com uma pequena arquibancada de onde é possível ver surfistas iniciantes e profissionais praticando o esporte.

Quando a noite chegar, restaurantes, bares e casas noturnas das ruas XV de Novembro são boas opções para quem tiver participado da Tarrafa Literária.

O Museu do Café, por exemplo, oferece opções de cafés gourmets e é possível realizar uma visita guiada sobre como funcionava a Bolsa do Café no século passado.

Para completar o roteiro, uma dica é fazer o passeio de bonde pelo centro da cidade que circula por igrejas, armazéns portuários, palácios e casarões que foram dos barões do café.

“Conhecida por sua efervescência cultural, Santos é hoje um local onde o turista pode encontrar literatura, história, arquitetura e, quem sabe, umas das atrações do evento andando do seu lado”, finaliza Tahan.

Sobre o Festival Internacional Tarrafa Literária:

Criado em 2009, o Festival Internacional Tarrafa Literária é um evento que reúne grandes nomes da literatura nacional e internacional com o intuito de proporcionar debates sobre as principais tendências em literatura, jornalismo, ciência, história, entre outros temas.

A intenção, desde o princípio, é promover um encontro literário sem qualquer rótulo acadêmico ou pretensioso, de modo divertido e descontraído.

O evento que é realizado em Santos desde a sua primeira edição, considera os atrativos do porto, das praias e a praticidade do sistema Anchieta-Imigrantes para o acesso à região, um local bastante favorável para quem vem de fora, seja para um programa diferenciado de um dia, seja para aproveitar a totalidade da programação.

O festival realiza ainda a Tarrafinha, espaço dedicado para crianças, com atividades lúdicas e encenação de pequenas peças teatrais de clássicos da literatura.

A Tarrafa Literária conta com o incentivo cultural da Lei Rouanet e Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo (via Programa de Ação Cultural - ProAC) , tem patrocínio da Sabesp, Petrobras, e o apoio do Instituto Moreira Salles, SESC e Prefeitura de Santos.

A realização do evento é da Realejo Livros & Edições e a produção do festival é assinada pela High Up Produções.

Serviço

Evento: Tarrafa Literária 2013

Data: 25 a 29 de setembro, a partir das 16h.

Local : Teatro Guarany - Praça dos Andradas, 10 - Centro de Santos - SP.

Entrada Gratuita (os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na portaria do Teatro Guarany).

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Leonardo Galvão

  
  

Publicado por em