São Carlos comemora reabertura do Museu TAM

Os mais modernos recursos tecnológicos foram empregados para tornar a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa

  
  

A cidade de São Carlos (a 230 km de São Paulo) comemora a reabertura do Museu TAM, neste domingo, dia 13/6, a partir das 10h00. Localizado na área rural do município, o museu – que já era considerado um dos mais significativos do mundo e o maior mantido por uma empresa aérea na América Latina – foi fechado para o público em 1º de julho de 2008 para o início de reforma que ampliou sua área útil de 9,5 mil m² para 20 mil m².

Segundo a empresa, o Museu TAM contará com 70 aeronaves históricas em seu acervo, entre as quais o hidroavião Jahu; o Lockheed Constellation da Pan Air do Brasil – o primeiro a fazer viagens intercontinentais – e o caça alemão Messerschmitt Bf-109, usado na 2ª Guerra Mundial; além de réplicas do 14 Bis e do Demoiselle, construídos por Santos Dumont. Pelo menos 30 delas estão em condições de voo.

Outros destaques serão três aeronaves muito importantes na trajetória da TAM: um Bandeirante (Embraer 110) que voou na frota da companhia na década de 70 até o início da década de 90; um Fokker 100, modelo incorporado à frota da empresa em 1990 e responsável por uma nova era na aviação regional; e o primeiro Fokker 27 da TAM.

O Museu TAM é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Francisco Amaro. Em 1993, preocupados em preservar para as futuras gerações a história da aviação, o comandante Rolim, fundador da TAM, e seu irmão João Francisco tiveram a ideia de criar o Museu Asas de um Sonho – hoje chamado de Museu TAM.

Surpreender os visitantes com a valorização dos ambientes de exposição, porém, é o objetivo maior da reforma. Os mais modernos recursos tecnológicos foram empregados para tornar a viagem pelo universo da aviação mais informativa e interativa. Audioguides em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol) bem como o videoguides para deficientes auditivos estarão sempre disponíveis.

No acervo, algumas das peças serão exibidas em cenografias que retratam o ambiente em que operavam, inserindo o visitante no contexto histórico de cada uma delas. Os visitantes poderão experimentar também dois simuladores de voo do caça americano F-18.

Serviço

Endereço: São Carlos, a 230 km de São Paulo. Fica no Distrito de Água Vermelha, no km 249,5 da rodovia SP-318, que liga São Carlos a Ribeirão Preto.

Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h00 às 16h00 (entrada autorizada até as 15h00)

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em