São João do Recife (PE) ainda não acabou

Tudo bem, a noite de São João já passou, mas não é por isso que a festa precisa parar. Até o dia 30, o Ciclo Junino do Recife continua

  
  

Tudo bem, a noite de São João já passou, mas não é por isso que a festa precisa parar. Até o dia 30, o Ciclo Junino do Recife continua. Na capital pernambucana, forrozeiro de carteirinha, que curte os ritmos tradicionais, arrasta o pé até quebrar a barra e pegar o sol com a mão.

A segunda-feira (28) traz forró dos bons para o Sítio Trindade, a partir das 20h. O primeiro a subir ao palco é Heleno de Maceió, que é seguido por ninguém menos que o Caboclo Sonhador, Maciel Melo. No repertório, sucessos como A Dama de Ouro, Caia por Cima de Mim, De Mala e Cuia e Quem Nem Vem-vem. Continuando a noite, o público vai ter Bellas Marias, Forró Ponta Rama e Djalma Siqueira.

É neste dia ainda que acontece a premiação das Quadrilhas Campeãs do Concurso da FCCR. Este ano, a entrega dos prêmios será itinerante, com uma comissão da PCR indo ao encontro de onde as vencedoras estiverem se apresentando.

DIA 29 - No dia de São Pedro tem programação religiosa e profana no Arraial da Colônia Z1, em Brasília Teimosa, que este ano comemora 90 anos de fundação. A Procissão de São Pedro tem início às 14h, quando vários barcos de pescadores locais saem ao mar para reverenciar o padroeiro daqueles que vivem dos recursos trazidos pelas águas. A procissão, que também tem um trecho terrestre, conta com uma celebração ecumênica. A novidade deste ano é o Concurso de Decoração de Barcos, promovida pela Prefeitura do Recife, que vai contemplar a embarcação mais bonita e enfeitada. De acordo com Marcelo Varela, da Comissão de Ciclos Culturais da PCR, o concurso foi criado para estimular a participação dos pescadores locais: “A Procissão de São Pedro já conta com 60 anos de tradição. Com a criação do concurso, queremos despertar o interesse de mais pescadores”-explica.

Ainda em Brasília Teimosa, a partir das 15h, começa a programação infantil, com Grupo Cultura Pre Pular, Coco do Centro Escola Mangue, Grupo Sereias Teimosas, Cia de Danças da Turma do Flu e Cia de Danças Angelitas Kerolayne. A partir das 20h, o púbico vai assistir e dançar com as apresentações do Balé Deveras, Adiel Luna e Coco Camará,Lan Show, Forró Culé de Xá e o Xote Moleque.

No Sitio Trindade a programação começa às 19h, com Guilherme Conolly, Rosaura Muniz, Gláucia Oliveira, Geo e Seus Manos. A noite será fechada com chave de ouro com o queridinho Geraldinho Lins, que certamente não vai deixar ninguém ficar parado.

O Pátio de São Pedro reverencia seu padroeiro com uma bela festança que acontece a partir das 19. Na programação tem Banda Nó na Marra, Joquinha Gonzaga, Maciel Melo e Os Filhos de Vitor.

SHOW DE SOLIDARIEDADE
No dia 30 (quarta-feira) a Prefeitura do Recife, através da Secretaria e Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), realiza, às 20h, ação que visa arrecadar donativos para as pessoas que perderam seus bens por causa das chuvas torrenciais que caíram no Estado nos últimos dias. É o Recife Solidário, que conta com a participação de um grande número de artistas que vão subir ao palco do Polo Arsenal (Praça do Arsenal da Marinha) para atrair a população e arrecadar donativos. Já estão confirmados nomes como Maciel Melo, Nando Cordel, Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Santanna, Cristina Amaral, André Macambira, Rogério Rangel, Beto Ortiz, Terezinha do Acordeon, Irah Caldeira, Israel Filho e a homenageada do São João do Recife 2010, Anastácia. Todos eles abriram mão de seus cachês, para a realização das apresentações deste dia.

O Recife Solidário conta ainda com o importante apoio dos fornecedores de infra-estrutura, as empresas Novo Som, Closteerman ,Lixiki e APL, que abriram mão do valor da diária de seus equipamentos e ainda a Recife Silk, que doou 100 camisetas para as apresentações dos artistas e divulgação da campanha e a Rapidão Cometa, que contribui disponibilizando uma carreta que ficará no locar a partir das 18h até o final do show para receber as doações e encaminhar para as localidades atingidas.

NO PARQUE
No mesmo dia, também a partir das 20h, no Teatro do Parque, a Banda Sinfônica Cidade do Recife vai realizar o concerto de encerramento de São João. No local, a Prefeitura do Recife também estará recebendo donativos para os desabrigados.

Serviço:
Recife Solidário – show para arrecadação de donativos para desabrigados das chuvas de Pernambuco
Quando: 30 de junho (quarta-feira)
Onde: Praça do Arsenal da Marinha
Horário: a partir das 20h
A carreta que receberá os donativos ficará no local a partir das 18h até o final das apresentações
Acesso gratuito

Concerto da Banda Sinfônica Cidade do Recife – Encerramento do São João 2010
Quando: 30 de junho (quarta-feira)
Onde: Teatro do Parque
Horário: 20h
Acesso gratuito

Fonte: Prefeitura de Recife

  
  

Publicado por em