São Raimundo Nonato / PI terá museu virtual

A novidade, que está sendo instalada com apoio de portugueses, é um dos desdobramentos da visita do governador Wellington Dias a Portugal, no mês de março.

  
  

A ampliação das relações internacionais do Governo traz bons resultados para o Piauí. Um exemplo é o museu virtual, em implantação em São Raimundo Nonato e Guaribas. A novidade, que está sendo instalada com apoio de portugueses, é um dos desdobramentos da visita do governador Wellington Dias a Portugal, no mês de março. A implantação do Projeto de Intervenção Arqueo-Museográfica no Piauí (Pacad) está sob responsabilidade da Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) do Estado.

Durante a visita do governador a Portugal, em março, aquele país estava inaugurando um museu virtual na cidade de Mação, na programação do Congresso Ibero-Americano de Arqueologia e Arte Rupestre, que teve participação de Wellington Dias.

Segundo informações do coordenador geral da CRI, Sérgio Vilela, o sistema consiste em uma sala com telas sensíveis ao toque, computadores conectados à internet e projetores. A sala projeta imagens de sítios arqueológicos geograficamente distantes do local onde o museu está instalado.

“Se alguém quiser conhecer um determinado sítio arqueológico e não pode visitar o local por qualquer motivo, como a falta de estrutura física, que ainda não está pronta, pode fazer a visita virtual e interagir com o ambiente do sítio a partir de imagens coletadas no local e de informações armazenadas em um banco de dados”, explicou. A interação do visitante com o equipamento é total. Se alguém notar, nas imagens projetadas nas telas, uma determinada inscrição rupestre faz um toque na tela e obtém mais informações.

Atualização de dados

Ele disse que cerca de 900 sítios arqueológicos estão catalogados na Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, região considerada pelos cientistas como o berço do homem americano. “Muitos desses sítios ainda não podem ser visitados porque a infraestrutura necessária ainda não foi concluída”, enfatiza.

O mesmo ocorre na Serra das Confusões, onde fica o município de Guaribas, um marco no lançamento do Programa Fome Zero em 2003 e que fica nas proximidades de São Raimundo Nonato. “Há sítios arqueológicos que ainda estão sendo estudados, e como ainda não estão disponíveis para visitação, poderão ser visitados virtualmente”, disse. Ele afirmou que o governador Wellington Dias conheceu sistema em Mação e decidiu instalar duas unidades nas duas cidades piauienses, com apoio dos portugueses.

Vilela disse que técnicos portugueses estiveram há poucos dias no Piauí para tratar da instalação do Pacad, que representará um investimento de cerca de R$ 120 mil. A previsão é de que as unidades sejam inauguradas durante o Congresso Internacional de Arte Rupestre, que acontecerá de 29 de junho a 3 de julho, em São Raimundo Nonato.

Para isso, está sendo providenciada a reforma de prédios nas duas cidades e compra de equipamentos. Os técnicos portugueses voltarão ao Piauí uma semana antes da abertura do evento para instalar os equipamentos e colocar as duas unidades do projeto para funcionar. Eles também treinarão os piauienses que vão operar os equipamentos.

Em Guaribas, funcionará no Memorial do Programa Fome Zero. Ainda está em estudo o local onde será instalado em São Raimundo Nonato. “O museu virtual será sempre alimentado com novas imagens e informações e é uma forma de divulgar a região“, avaliou Sérgio Vilela.

Fonte: Secretaria de Turismo do Piauí

  
  

Publicado por em