Semana de Museus debate integração com o turismo

Qual a importância dos museus para o turismo?

  
  
Reaberto pela governadora Ana Júlia Carepa, o Museu Histórico do Estado do Pará, no Palácio Lauro Sodré, é uma das atrações do SIM

Qual a importância dos museus para o turismo? Para discutir essa questão e mostrar como o museu pode ser uma boa ferramenta turística, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), promoverá uma ampla programação com o tema "Museus e Turismo", para comemorar a Semana de Museus, de 17 a 28 deste mês. O Dia Internacional dos Museus é comemorado em 18 de maio.

O objetivo é dar mais oportunidade aos museus do SIM de divulgarem potencial turístico, atratividade, pluralidade cultural e diversidade, além de envolver a comunidade nessa discussão.

Estão previstas várias ações para a semana, como apresentações teatrais, oficinas, seminários e palestras. No dia 18, no Forte do Presépio, haverá apresentação da Banda de Música do Exército e Simulação de Tiro de Canhões do Século XIX. Já no Museu de Arte Sacra será encenado o espetáculo do grupo Oficina de Sonhos, intitulado "Acauã um conto Amazônico do Inglês de Souza" e, no Forte, a performance "Metamorfose".

Uma das palestras será ministrada pelo turismólogo e técnico em Gestão Cultural, Haroldo Tuma, sobre o tema "Museu como Ferramenta Turística". Segundo ele, o objetivo é mudar a forma de uso dos museus do Estado. "São muito pouco utilizados pelos turistas que nos visitam, talvez pela falta de divulgação, e também pela falta de hábito da população", ressaltou.

O Museu Histórico do Pará, instalado no centenário Palácio Lauro Sodré, é uma bela opção no roteiro turístico da capital paraense

Interação - Para Tuma, é preciso que os museus sejam mais "vivos", interagindo com a população. "Na palestra, mostrarei um exemplo de museu "vivo" que existe em Minas Gerais, e que acho fantástico. É um exemplo de completa interatividade com as pessoas", informou.

No dia 28, o SIM promove o bate papo "Museus e Turismo", na Faculdade Ipiranga, ministrado por Renata Maués, diretora do Sistema Integrado, Jeam Lopes, diretor do Museu do Círio, e Marcelo Vieira, historiador do Museu do Círio.

De 27 a 29 será realizado também na Faculdade Ipiranga o projeto Museu Cidadão (Exposição itinerante do SIM). De 25 a 28 acontecerá o IV Seminário de Educação Estética: "A Arte, a Escola, os Museus e suas Relações Interculturais", voltado para professores e educadores de museus, na Igreja de Santo Alexandre e Universidade Federal do Pará (UFPA). Na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra, continua a exposição "Santos e Santeiros: Herança Barroca no Pará".

Os visitantes podem participar de duas oficinas: de 18 a 20, de 14 às 17 horas, acontece a de "Arqueologia Histórica para alunos do ensino fundamental", ministrada por Carolina Pinheiro, no Forte do Presépio. Nos dias 19 e 20, no mesmo horário, será a oficina de "Iniciação à conservação para alunos do ensino fundamental", na Casa das Onze Janelas, com Milena Claudino. A Casa das Onze Janelas recebe também, nos dias 21 e 22, de 09 às 12h, a oficina "Iniciação à gravura", com Cilene Nabiça.

As inscrições para as oficinas são gratuitas e qualquer pessoa pode participar. Nos dias 18 e 19 todos os museus do Sistema terão entrada franca - Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre), Museu do Círio (Casario da Rua Padre Champagnat), Museu do Forte do Presépio, Casa das Onze Janelas, Museu Corveta Solimões (Píer das Onze Janelas), Museu de Gemas do Pará (Espaço São José Liberto) e Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP - Palácio Lauro Sodré).

Mais informações: 4009-8845 ou no e-mail: sim.educacao@gmail.com

Programação

Dia 17/05 (domingo)
9h - Apresentação do grupo de teatro "In Bust", na Igreja de Santo Alexandre - espetáculo será aberto ao público.

Comunidades convidadas: Percurso cultural
• Projeto Criança Cidadã/ III Edição
• Gempac - Atelier da Vida
• Lar Fabiano de Cristo

Dia 18/05 (segunda-feira)

Entrada franca em todos os museus do SIM/SECULT - funcionamento de 10 às 18h

9h - Apresentação do Grupo Oficina de Sonhos, com o espetáculo: Acauâ um conto Amazônico do Inglês de Souza. Direção: Aníbal Pacha e Marlucia Oliveira
Local: "Jardim do Tempo" do Museu de Arte Sacra.
9h30 - Abertura e banda de Música do Exército e Simulação de Tiro de Canhões do Século XIX, no Forte do Presépio.

11h - Performance: Metamorfose no Forte do Presépio
Responsável: Saint' Clair Dias
Comunidades convidadas: Percurso cultural
• Gruoo de Mulheres Brasileiras / GMB / Benguí
• Igreja Luterana / Vila da Barca
• Associação Afrorreligiosa

Dia 20/05 (domingo)
10h - Palestra: "Museu como ferramenta turística"- entrada franca.
Local: Igreja de Santo Alexandre - Ministrante: Haroldo Tuma

De 27 a 29/05

Projeto Museu Cidadão (Exposição itinerante do SIM)
Local: Faculdade Ipiranga

De 25 a 28/05

IV Seminário de Educação Estética: A Arte, a Escola, os Museus e suas Relações Interculturais
Público alvo: Professores e educadores de museus
Locais: Igreja de Santo Alexandre e UFPA

Dia 28/05 (quinta-feira)
18h - Bate papo - Museus e Turismo
Local: Faculdade Ipiranga
Ministrantes: Renata Maués - diretora do SIM; Jeam Lopes - diretor do Museu do Círio; Marcelo Vieira - historiador do Museu do Círio

05 a 31/05

Exposição: Santos e Santeiros: Herança Barroca no Pará
Local: Galeria Fidanza (Museu de Arte Sacra)

Oficinas

De 18 a 20/05

14 às 17h - Oficina de Arqueologia Histórica para alunos do ensino fundamental
Local: Forte do Presépio - Ministrante: Carolina Pinheiro

19 e 20/05

14 às 17h - Oficina de iniciação à conservação para alunos do ensino fundamental
Local: Casa das Onze Janelas - Ministrante: Milena Claudino

21 e 22/05

09 às 12h - Oficina Iniciação à Gravura
Local: Casa das Onze Janelas / Ministrante: Cilene Nabiça

20 a 22/05

14h30 às 17h - Workshop - Iniciação às técnicas de conservação e restauração de esculturas barrocas.
Público alvo: Estudantes dos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e áreas afins.
Local: Museu de Arte Sacra - Ministrante: Renata Maués

Fonte: Agência Pará de Notícias

  
  

Publicado por em

Amelia Guerra

Amelia Guerra

25/05/2009 10:30:03
Achei uma excelente iniciativa!! Arte está em tudo e deve ser cultivada da melhor maneira possivel. PARABENS!!!!