Serra Verde Imperial (RJ) atrai visitantes com extensa programação em dezembro

As cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo prepararam uma programação de Natal recheada de eventos. Além disso, todas as cidades estão com seus atrativos turísticos, ruas, fachadas de prédios, postes e árvores, com uma decoração especial

  
  
Museu Imperial

Serra Verde Imperial atrai visitantes com extensa programação em dezembro Petrópolis, Teresópolis e Friburgo dão a volta por cima Praticamente um ano depois da tragédia climática que atingiu os municípios da Serra Verde Imperial, a região mostra, mais uma vez, que está pronta para receber os turistas, com sua rede hoteleira e atrativos turísticos plenamente recuperados. As cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo prepararam uma programação de Natal recheada de eventos. Além disso, todos os municípios estão com seus atrativos turísticos, ruas, fachadas de prédios, postes e árvores, com uma decoração especial.

O tema escolhido pela cidade de Teresópolis para as festividades de fim de ano foi “Renovando as esperanças”. Nova Friburgo realiza o “Natal dos Sonhos” e Petrópolis, encanta os moradores e os visitantes, com o “Natal de Luz”. São dezenas de apresentações musicais, desfiles natalinos, exposições e espetáculos de dança que prometem atrair milhares de visitantes para essas cidades. A rede hoteleira já comemora a grande procura para as festas do fim de ano.

Para o secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, o apoio do Governo do Estado, através de suas secretarias, foi essencial para que Petrópolis, assim como os outros municípios serranos, se reerguessem.

- É emocionante ver que as cidades da Serra Verde Imperial conseguiram, ao longo do ano, resgatar não só a infraestrutura necessária para acomodar a população, como também as suas tradições culturais e festivas. Petrópolis, ao realizar o Natal de Luz, com uma extensa programação e decoração primorosa espalhada por todos os bairros, mostra que está pronta para receber os turistas com a alegria característica de seu povo. Todos os atrativos turísticos da cidade estão em plenas condições de receber os visitantes e esse público, que está sendo ansiosamente aguardado pelos petropolitanos, trará um grande incremento à economia da região.

“Natal de Luz” em Petrópolis tem extensa programação
Com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo e da TurisRio (empresa vinculada à Setur), Petrópolis inaugurou no dia 25 de novembro o seu festival de Natal. A cidade que ficará decorada até 6 de janeiro de 2012 tem uma extensa programação cultural, recheada de eventos especiais. No ano passado, 50 mil pessoas participaram das atrações oferecidas. Para 2011, a expectativa é de um aumento de 10% durante toda a festa, nos eventos que acontecerão no Centro Histórico, bairros e distritos, comprovando que a cidade está plenamente recuperada da tragédia climática que acometeu a região no início do ano.

Artistas de todo o Brasil e da cidade participam de mais de 240 espetáculos – entre concertos de orquestras e coros, peças de teatro, apresentações de ballet e grupos musicais - que acontecerão no Centro Histórico e em 38 localidades. O público poderá desfrutar ainda de dois desfiles natalinos – as “Paradas de Luz” – e de festivais de cinema nos bairros e no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Para tornar o Natal de Luz mais inesquecível a Prefeitura de Petrópolis inovou na tradicional iluminação cênica da cidade. Este ano foram utilizadas bolas coloridas de silicone na decoração. Desde a segunda quinzena de outubro, cerca de mil árvores em 21 pontos da cidade, distribuídos por todos os distritos, do Centro Histórico até a Posse, receberam as luminárias, totalizando 962 pontos de iluminação.

Região da Serra Verde Imperial

As fachadas dos prédios públicos e postes ganharam mangueiras luminosas na cor amarela, cada uma contendo cerca de 30 LEDs por metro, contornando as fachadas, janelas e portas dos prédios. No Centro Histórico, destaque para o Obelisco, que recebeu um sistema de iluminação diferente e atrativo. Sua estrutura tem projetores de luzes, interligados num equipamento apropriado que permite a sincronização e mudança das cores vermelha, verde, azul, amarelo e branco.

Nas calçadas, a Prefeitura montou dez árvores com seis metros de altura e cinco de diâmetro em diversos pontos da cidade. Nos trevos da Posse e Teresópolis foram instaladas 10 estruturas de ferro circular com 5,5 metros de comprimento em formato de árvore, recobertas com 6.500 LEDs.

Cinco pontes de pedestres (Praça da Liberdade, Avenida Koeller, Av. Tiradentes, Rua Imperatriz e Alfredo Pachá) estão contornadas com mangueiras de led’s na cor vermelha. As mesmas, na cor amarela, também enfeitarão os portais da cidade.

Vale lembrar que as luminárias instaladas são do tipo “eficiente”, com ganhos também para o meio ambiente porque proporcionam uma economia no consumo de energia elétrica e menor poluição. A programação completa pode ser acessada no site www.petropolis.rj.gov.br

Fonte: TurisRio

  
  

Publicado por em