Taubaté recebe o título de Capital da Literatura Infantil

Cidade natal de Monteiro Lobato abriga o museu de mesmo nome, local onde o autor se inspirou para escrever muitas de suas obras

  
  
O museu fica localizado no casarão onde o escritor cresceu / Orlando Segesfedo Bonafé Júnior

Taubaté, município localizado no Vale do Paraíba, interior de São Paulo

,terra natal de Monteiro Lobato, acaba de receber o título de "Capital Nacional da Literatura Infantil". A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de lei da Câmara Federal.

Além de homenagear a trajetória profissional do escritor e sua contribuição para a difusão do hábito de leitura entre o público mirim, o título é agora mais um atrativo da cidade paulista que também abriga o Museu Monteiro Lobato, instituição do Governo de São Paulo.

O museu fica localizado no casarão onde o escritor cresceu e se inspirou para criar a série de livros infantis ambientadas no Sítio do Picapau Amarelo.

De acordo com a coordenadora do museu, Maria Cristina Lopes, receber um titulo dessa importância é conquistar um grande aliado na batalha pela preservação da memória do escritor.

“Taubaté respira Monteiro Lobato. Com esse reconhecimento, é possível, por meio de leis de incentivo à cultura, viabilizar mais projetos relacionados à literatura nos próximos anos”, explica.

O museu, citado no projeto de lei que deu origem ao título como “um dos locais mais visitados do Brasil”, é também o mais visitado do interior de São Paulo, entre os museus da Secretaria de Estado da Cultura.

Atualmente, também tramita em comissões da Câmara dos Deputados outro projeto de lei relacionado ao escritor, que prevê a inclusão da Semana Monteiro Lobato, de 12 a 18 de abril, no calendário nacional.

Serviço:

Local: Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato

(av. Monteiro Lobato, s/n° - Chácara do Visconde - Taubaté/SP)

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h

Entrada: gratuita

Fonte: Ana Lígia Vasconcellos

Visite: www.revistaecotour.com.br

  
  

Publicado por em