Teresópolis recebe A Lapa Sobe a Serra e se transforma na capital da gafieira

Teresópolis vai se transformar no bairro nobre do samba. Turistas e moradores da região terão a oportunidade de sentir o saudável espírito malandro do carioca.

  
  

Representar a cultura da Lapa em Teresópolis num evento para entreter a população e atrair turistas. Este é o principal objetivo do festival “A Lapa Sobe a Serra”, que acontece de 20 a 23 de maio. Com entrada franca, o evento tem o apoio do Ministério do Turismo, da TurisRio, da Riotur, do Teresópolis Convention & Visitors Bureau e da Cervejaria Itaipava.

Teresópolis vai se transformar no bairro nobre do samba. Turistas e moradores da região terão a oportunidade de sentir o saudável espírito malandro do carioca. Os festivais de samba e choro uniram-se à gafieira para formar o evento que será realizado na Praça Governador Portella, ao lado da sede da Prefeitura. No local, uma ambientação cenográfica será montada, composta por barzinhos e salões de gafieira, para dar peculiaridade ao evento.

Os coordenadores do evento acreditam que este grande festival que transformará Teresópolis, durante os quatro dias, na capital da gafieira. Símbolo da figura popular do malandro da Lapa, o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, afirma que o grande diferencial do festival é unir duas culturas que são diferentes mas, ao mesmo tempo, tão próximas. “Rio de Janeiro e Teresópolis são cidades próximas, porém com hábitos, culturas e climas diferentes. O malandro sambista da Lapa vai encontrar outros ares na serra. Sinto-me honrado em ter sido escolhido para me tornar esse símbolo e não medirei esforços para representar muito bem a Lapa”, disse o coreógrafo.

Nilo Sério Felix, Presidente do TurisRio, acredita que eventos como este colocam Teresópolis em destaque. “O turismo é o segmento que mais cresce no Brasil, pois gera trabalho e renda com muita velocidade. Teresópolis está no caminho certo na luta como destino indutor e a Prefeitura, promovendo festivais como este, só tem a ganhar. Parabenizo o Prefeito Jorge Mario pela dedicação ao setor turístico”, salientou.

Música, dança, arte, oficinas e lazer são a tônica do evento, que pretende atrair grande número de turistas para a cidade. A Lapa Sobe a Serra é uma das 32 grandes atrações do calendário de eventos do município, que tem como objetivo resgatar para Teresópolis o título de ‘Cidade dos Festivais’.

De acordo com o Presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Senise, Teresópolis começa a escrever um novo capítulo na história do turismo. “A iniciativa de levar o ícone Carlinhos de Jesus à serra é genial e aproxima a capital do interior, atraindo turistas, movimentando o trade e a economia local”, disse.

A abertura do festival, no dia 20 de maio, contará com shows das bandas Os Alquimistas e Fátima Gaspar e Grupo Gatos da Noite. No dia 21, as atrações ficarão por conta de Carlinhos de Jesus e sua Cia de Dança e Banda Sygnus. No sábado, será a vez da banda de Teresópolis Gib Samba Trio se apresentar, seguida pela a Banda Empolgas 9 e Cia de Dança CJ. No dia 23, o cantor revelação do Fama, João Sabiá, subirá ao palco, novamente com a presença da Cia de Dança CJ.

Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro

  
  

Publicado por em