Terra da Garoa completa 457 anos

São Paulo está entre os destinos turísticos mais visitados por brasileiros e estrangeiros

  
  

Terra da garoa, “a cidade que nunca dorme” ou, simplesmente, Sampa: apelidos da maior metrópole da América do Sul: São Paulo, que completa, hoje, 457 anos. A capital, destino preferido pelos turistas estrangeiros quando o assunto é negócios, é rica em cultura, gastronomia e badalação. Museus, galerias de arte, teatros, cinemas, parques, bares e restaurantes renomados compõem o cenário da cidade.

São Paulo recebe, em média, 11 milhões de turistas por ano, sendo a cidade mais visitada do país, principalmente, no segmento de Turismo de Negócios e Eventos. Durante o primeiro semestre de 2010, a arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS) com turismo somou R$ 76,3 milhões. Em relação ao mesmo período de 2009, o crescimento foi de 28,6%. Na comparação com todo o ano de 2004, quando a cidade ainda não era promovida como destino turístico, o aumento foi de 117,24%.

A capital obteve as melhores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2010 do Ministério do Turismo. São Paulo destacou-se nos quesitos acesso, serviços e equipamentos turísticos, monitoramento e economia local. O Índice, instrumento de planejamento e gestão, mede a competitividade e evolução dos destinos turísticos brasileiros.

Quem vai a São Paulo não pode deixar de conhecer locais como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico e a Avenida Paulista. Além disso, a cidade recebe eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula I, o São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.

É também um paraíso para compras: são cerca de 240 mil lojas distribuídas nas ruas de todas as regiões da cidade e concentradas nos 77 shopping centers, nas 59 ruas de comércio especializado e nos chamados minishoppings – centros comerciais instalados nos diversos bairros da capital.

Em uma megalópole com mais de 10 milhões de habitantes, é fácil encontrar de tudo: do sanduíche de mortadela no histórico Mercado Municipal aos bares e ateliês da charmosa Vila Madalena ou da badalada Vila Olímpia; do concreto da Avenida Paulista ao verde do Parque do Ibirapuera; da elegância discreta dos judeus de Higienópolis ao fervilhante bairro japonês da Liberdade; da sofisticação da Oscar Freire aos camelôs da 25 de Março; da intelectualidade da USP ao burburinho da SP Fashion Week. São Paulo é uma cidade que reúne culturas, tradições e diferentes povos. É o Brasil todo em um só lugar.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em